Hospital Universitário Júlio Müller
Gêmeos siameses que dividiam o mesmo coração morrem 12 horas após nascimento em Cuiabá
Os bebês, que eram meninos, foram reanimados e chegaram a ser transferidos para UTI, mas sofreram três paradas cardíacas
Geral | 19 de Junho de 2021 as 16h 58min
Fonte: Informações G1 MT

Os gêmeos siameses que dividiam um coração nasceram nessa sexta-feira (18), no Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, mas não resistiram e morreram 12 horas após o nascimento.
Os bebês, que eram meninos, foram reanimados e chegaram a ser transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), mas sofreram três paradas cardíacas. De acordo com o hospital, eles morreram por compartilharem um único coração, o que impossibilitou a sobrevida, apesar de todos os esforços das equipes médicas.
Tanto o acompanhamento pré-natal e a assistência ao parto foram realizadas no Júlio Müller.
A mãe dos meninos, Arlete do Nascimento Pinheiro, de 22 anos, que é moradora de Várzea Grande, região metropolitana da capital, passa bem e se recupera.
Ela já havia contado sobre a angústia de não saber se os filhos iriam sobreviver. Os bebês eram grudados do tórax ao abdômen e dividiam um único coração.
"Foi bem difícil, principalmente pelo fato de que ser mãe de novo era a realização de um sonho para mim. A minha filha pede demais isso, então no momento em que a médica falou: 'seus bebês são siameses', eu falei: o que é isso? por que?'. Eu saí da ultrassonografia sem rumo", contou.
Acompanhamento médico
Desde o início da gravidez, ela faz acompanhamento com dois médicos. Segundo Arlete, os especialistas disseram que não será possível fazer a cirurgia de separação.
A manicure morava no Acre com a família. Há dois anos, eles se mudaram para a capital de Mato Grosso em busca de uma vida melhor.
Cada um dos meninos tinha seus rins, o estômago, bexiga, mas o principal eles dividiam, que é o coração. Por causa disso, o médico já havia informado que não seria possível fazer a cirurgia de separação.
Por causa disso, os pais tentavam viver um dia de cada vez. Em meio às incertezas, Arlete e o marido ainda não chegaram a escolher o nome dos filhos.
Primeiro caso
O primeiro caso de atendimento a gestação de gêmeos siameses no Hospital Júlio Mûller ocorreu em 1997 e em 2010, houve o primeiro nascimento bem-sucedido de duas meninas, que puderam ser separadas com sucesso.
Um a cada 200 mil nascimentos
Gêmeos siameses são um fenômeno raro. Estima-se que haja um caso para cada 200 mil nascimentos. Em 40% a 60% destes casos, os bebês chegam natimortos.
Por ano, apenas algumas separações são realizadas no mundo.
Notícias dos Poderes
Caminhão-tanque pega fogo na rodovia de MT
Não há informações de feridos
16 de Outubro de 2025 as 21h44Juiz autoriza banco confiscar SW4 em MT
16 de Outubro de 2025 as 20h19Palco do Guns N'Roses começa a ser montado na segunda
17 de Outubro de 2025 as 07h20Duplicação da BR-163 recebe prêmio de asfalto mais confortável do Brasil e é comparada às rodovias alemãs
Índice aponta que o trecho avaliado oferece mais conforto ao dirigir, menos desgaste dos veículos e mais segurança aos motoristas
16 de Outubro de 2025 as 19h29Governo de MT prorroga até 2028 benefício fiscal que isenta IPVA de veículos novos
Isenção é concedida para compras realizadas em concessionárias do estado
16 de Outubro de 2025 as 15h19Homem atacado por onça no Pantanal tem alta após cirurgia delicada para retirar garras de felino da perna
Flávio Ricardo do Espírito Santo, de 28 anos, estava internado na Santa Casa de Campo Grande desde o último dia 4
16 de Outubro de 2025 as 11h18Homem despenca de 90 metros de altura com picape, que fica toda destruída, mas ele escapa com ferimentos leves
Motorista derrapou em estrda estreita considerada uma das estradas mais perigosas dos EUA
16 de Outubro de 2025 as 10h41