Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Cuiabá

Em MT, grávida de gêmeos siameses vive angústia por não saber se filhos vão sobreviver

Os especialistas dizem que não será possível fazer a cirurgia de separação

Geral | 07 de Junho de 2021 as 15h 43min
Fonte: Informações G1 MT

A manicure Arlete do Nascimento Pinheiro, de 22 anos, que mora em Cuiabá, está no 7º mês de gestação de gêmeos siameses. Ela vive a angústia de não saber se os filhos vão ter condições de serem submetidos a uma cirurgia de separação.

Arlete morava no Acre com a família e, há dois anos, eles se mudaram para Cuiabá, em busca de uma vida melhor.

"Foi bem difícil, principalmente pelo fato de que ser mãe de novo era a realização de um sonho para mim. A minha filha pede demais isso, então no momento em que a médica falou: 'seus bebês são siameses', eu falei: o que é isso? por que?'. Eu saí da ultrassonografia sem rumo", relatou.

Os bebês de Arlete são grudados do tórax ao abdômen e dividem um único coração.

Desde o início da gestação, ela faz acompanhamento com dois médicos e, segundo ela, os especialistas dizem que não será possível fazer a cirurgia de separação.

"Cada um tem seus rins, seu estômago, sua bexiga, mas o principal eles dividem, que é o coração, então não tem como fazer a cirurgia. Eles terão que viver assim até o momento que der. O médico sempre fala para não se apegar muito a nenhuma expectativa, viver um dia de cada vez", disse.

Em meio às incertezas, Arlete e o marido ainda não escolheram o nome dos filhos.

"É uma gestação bem complicada, às vezes eles podem morrer na minha barriga mesmo. Estamos fazendo o possível, torcendo para que nasçam com saúde e o resto corremos atrás", pontuou.

Arlete será acompanhada por uma equipe médica especializada no momento do parto, que deve avaliar se será possível realizar alguma cirurgia para ajudá-los a viver melhor.

"O médico disse que pode chegar o momento em que o coração não suporte os dois corpos. A parte mais dolorida pra mim é que eles mexem muito e a minha filha se apegou à barriga. Ela fala: 'mamãe, eles vão nascer? Eles estão demorando demais pra sair daí', e eu falo com meu marido: como que vou explicar para ela quando eles saírem e não puderem vir para casa?", disse.

A manicure disse que hoje recebe o apoio da família e das amigas do trabalho para continuar tendo esperança de dias melhores para os filhos.

Um a cada 200 mil nascimentos

Gêmeos siameses são um fenômeno raro. Estima-se que haja um caso para cada 200 mil nascimentos. Em 40% a 60% destes casos, os bebês chegam natimortos.

Por ano, apenas algumas separações são realizadas no mundo.