Sinop
Voluntários fazem ação para detectar crianças com problemas de audição
Iniciativa visa diagnosticar casos silenciosos que possam atrapalhar no processo de aprendizagem
Saúde | 17 de Setembro de 2024 as 15h 25min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma ação voluntária está enfrentando de forma altruísta um problema silencioso que pode turvar o futuro das pessoas. Esse grupo tem como único objetivo detectar deficiências de audição nas crianças de Sinop.
O projeto foi chamado de “Ouvindo Bem, Aprendendo Melhor” e é encabeçado pela Clínica Santa Matilde, Secretaria Municipal de Ação Social e Faculdade FasTech – todas de Sinop. Na primeira fase do trabalho professores foram capacitados pela equipe para fazer triagem junto aos alunos das escolas públicas e particulares da cidade. Nessa etapa, 400 crianças foram identificadas como possíveis portadores de deficiência auditiva.
No próximo sábado (21), essas crianças vão passar por uma avaliação realizada por médicos e fonoaudiólogos, de forma gratuita. De acordo com o diagnóstico, os alunos serão encaminhados para o devido tratamento. “Muitas vezes esquecida, não diagnosticada ou mal interpretada, a deficiência auditiva causa problemas que irão perseguir esta criança por toda a sua vida. Muitas vezes confundida com autismo, distúrbios psicológicos e até psiquiátricos o portador de alteração auditiva não aprende e não desenvolve o seu potencial de crescer, trabalhar e ser feliz”, explica o médico e diretor da Clínica Santa Matilde e da FasTech, Jony Rattmann.
Embora preocupante, quando o diagnóstico é feito e tratado precocemente, a criança tem a chance de levar uma vida completa, produtiva e engajada socialmente.
Caso a família desconfie que a criança possa ter alguma alteração de audição pode procurar a sua escola. A direção irá orientar como proceder para que o aluno seja avaliado.
Notícias dos Poderes
UBS’s de Sinop funcionarão em ponto facultativo para reforçar atendimento à população
30 de Abril de 2025 as 14h13Mato Grosso é o estado com mais casos de Hanseníase do país e segunda menor taxa de cura
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos
28 de Abril de 2025 as 08h17Atendimento a bebês prematuros cresce 24% nos Bancos de Leite Humano de MT
Secretaria de Estado de Saúde também registrou aumento no total de mães doadoras e da quantidade de leite humano coletado
28 de Abril de 2025 as 07h42Anvisa aprova 1º tratamento que promete retardar Alzheimer
Kisunla, da Eli Lilly, promove a remoção das placas amiloides no cérebro, desacelerando o avanço da doença
24 de Abril de 2025 as 08h02Pílula anticoncepcional masculina entra em testes clínicos pela 1ª vez
O medicamento não é hormonal e, em estudo feito com animais, não apresentou efeitos colaterais
24 de Abril de 2025 as 07h00UPA registra mais de 1.200 atendimentos durante feriado prolongado
23 de Abril de 2025 as 14h28Governo de MT assina contrato com Einstein para gestão do Hospital Central
Mato Grosso será o quarto estado do Brasil a ter um hospital público gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein
23 de Abril de 2025 as 07h41A psicologia por trás do fascínio de crianças com Minecraft
Jogo em que pessoas têm liberdade para construir coisas é o mais vendido do mundo e até se tornou filme no cinema
22 de Abril de 2025 as 07h15