Sinop
Voluntários fazem ação para detectar crianças com problemas de audição
Iniciativa visa diagnosticar casos silenciosos que possam atrapalhar no processo de aprendizagem
Saúde | 17 de Setembro de 2024 as 15h 25min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma ação voluntária está enfrentando de forma altruísta um problema silencioso que pode turvar o futuro das pessoas. Esse grupo tem como único objetivo detectar deficiências de audição nas crianças de Sinop.
O projeto foi chamado de “Ouvindo Bem, Aprendendo Melhor” e é encabeçado pela Clínica Santa Matilde, Secretaria Municipal de Ação Social e Faculdade FasTech – todas de Sinop. Na primeira fase do trabalho professores foram capacitados pela equipe para fazer triagem junto aos alunos das escolas públicas e particulares da cidade. Nessa etapa, 400 crianças foram identificadas como possíveis portadores de deficiência auditiva.
No próximo sábado (21), essas crianças vão passar por uma avaliação realizada por médicos e fonoaudiólogos, de forma gratuita. De acordo com o diagnóstico, os alunos serão encaminhados para o devido tratamento. “Muitas vezes esquecida, não diagnosticada ou mal interpretada, a deficiência auditiva causa problemas que irão perseguir esta criança por toda a sua vida. Muitas vezes confundida com autismo, distúrbios psicológicos e até psiquiátricos o portador de alteração auditiva não aprende e não desenvolve o seu potencial de crescer, trabalhar e ser feliz”, explica o médico e diretor da Clínica Santa Matilde e da FasTech, Jony Rattmann.
Embora preocupante, quando o diagnóstico é feito e tratado precocemente, a criança tem a chance de levar uma vida completa, produtiva e engajada socialmente.
Caso a família desconfie que a criança possa ter alguma alteração de audição pode procurar a sua escola. A direção irá orientar como proceder para que o aluno seja avaliado.
Notícias dos Poderes
UCT Sinop está com estoque baixo e convoca população para doações de todas as tipagens
17 de Setembro de 2025 as 12h32Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12