Alphacoronavírus
Variante de Covid-19 é encontrada em morcegos no Pantanal
Saúde | 23 de Janeiro de 2025 as 11h 27min
Fonte: Redação

Um estudo realizado pelo Instituto Multidisciplinar de Publicação Digital (MDPI), detectou a presença de uma variante do vírus que causa a Covid-19 em morcegos no Pantanal mato-grossense. Denominada de Alphacoronavírus, a variante foi encontra em animais que vivem em regiões florestais e prédios abandonados em Mato Grosso.
O Alphacoronavirus pertence à família do Coronavírus, a Coronaviridae, e é conhecido por causar infecções respiratórias em diversos mamíferos.
O estudo explica que as grandes epidemias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, em 2003, e a Covid, em 2019, estão associadas a mudanças nos habitats naturais dos animais, o que aumenta o contato entre humanos e animais selvagens e eleva o risco de novas infecções.
O estudo não aponta evidências de que a variante possa ser transmitida para seres humanos. “Falar de risco para transmissão de Alphacoronavirus de morcegos para humanos é muito difícil. Normalmente nós humanos somos suscetíveis ao Betacoronavirus, como experimentamos recentemente com o Covid”, pontuou o médico veterinário e coordenador da pesquisa, Daniel Moura de Aguiar.
O levantamento realizado no Pantanal marca um avanço significativo na compreensão das zoonoses em regiões de grande biodiversidade, segundo o responsável pela pesquisa em Mato Grosso. “Este foi o primeiro estudo realizado no Pantanal sobre coronavírus em morcegos. Por isso é muito cedo para afirmar ou indicar algum padrão ecológico. A princípio nossos achados seguiram os padrões observados na Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica”, relatou.
No estudo, foram capturados 419 morcegos de diversas espécies nos biomas do Pantanal e do Cerrado. A pesquisa se concentrou em áreas florestais, zonas urbanas e periurbanas, incluindo locais próximos a residências e prédios abandonados. O objetivo foi investigar a presença de coronavírus nos morcegos, que são conhecidos por abrigar diferentes tipos do vírus.
A pesquisa foi elaborada pelas Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Porto, Universidade Estadual de Campinas, pelo Instituto Butantan e pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Notícias dos Poderes
MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41