Imunização
Vacinação contra paralisia infantil segue até o dia 14 para menores de 5 anos
Saúde | 10 de Junho de 2024 as 14h 30min
Fonte: Assecom

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, segue até o dia 14 de junho e tem como meta imunizar todas as crianças menores de 5 anos de idade. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode causar paralisia permanente e até a morte. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença e garantir a saúde dos pequenos.
O dia D realizado no último sábado (8) foi sucesso, porém muitas crianças ainda precisam ser vacinadas, portanto os pais ou responsáveis devem levar as crianças até a unidade de saúde mais próxima, juntamente com documento de identificação e caderneta de vacinação.
A vacina está disponível em todas as salas de vacinas do município, com atendimento nas Unidade Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, e nos Centros Integrados de Atendimento também de segunda a sexta-feira das 6h30 às 17h30, sem intervalo.
O coordenador de imunização, João Gustavo Breganó ressalta a importância da colaboração e conscientização da população. “No sábado tivemos um grande público, mas precisamos atingir uma parcela maior da população. As pessoas precisam entender que para o Brasil continuar livre da paralisia infantil, que é uma doença causada por um vírus e geralmente provoca consequências graves, como perda dos movimentos, dificuldade ao falar, alterações no crescimento, e até paralisia completa dos membros, é preciso vacinar. Vacina é vida” enfatizou.
Quem não conseguir atualizar o cartão de vacinas durante a semana, terá a oportunidade no sábado (15), onde as salas de vacinação das UBS’s dos bairros: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, juntamente com os Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás e André Maggi, estarão abertas das 7h30 às 16h30. O atendimento é em formato livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.
Notícias dos Poderes
Laboratório identifica circulação de nova variante da Covid em MT
Até o momento, não há evidências de que variante esteja associada a formas mais graves
19 de Setembro de 2025 as 09h18UCT Sinop está com estoque baixo e convoca população para doações de todas as tipagens
17 de Setembro de 2025 as 12h32Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38