Contra a dengue
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos
Previsão é iniciar imunização em fevereiro
Saúde | 16 de Janeiro de 2024 as 07h 52min
Fonte: Agência Brasil

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que irá priorizar a faixa etária de 6 a 16 anos na aplicação da vacina contra a dengue.
O país irá adquirir 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, além de receber doações. O quantitativo irá possibilitar vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses.
De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a faixa etária é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização, composta por especialistas na área e que reuniu-se hoje.
“Dentro desse grupo [6 a 16 anos], vamos ver qual é o melhor grupo etário para ter melhor resultado epidemiológico, evitando hospitalizações e mortes”, explicou o diretor.
A definição sobre qual público-alvo, bem como as localidades prioritárias, será feita em conjunto com estados e municípios, em reunião marcada para última quinta-feira deste mês.
Gatti confirmou que a previsão é iniciar a vacinação em fevereiro. No dia 21 de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo federal, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante em sistema público e universal.
O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado para prevenção de dengue de 4 a 60 anos de idade, independentemente de a pessoa ter tido ou não a doença previamente.
O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença até o dia 27 de dezembro.
De acordo com a OMS, o país tem o maior número de casos da doença no mundo, respondendo por metade do total global. Autoridades de saúde já alertaram para uma epidemia da doença no Brasil em 2024.
Notícias dos Poderes
Tadalafila: os riscos do remédio para ereção que virou febre no pré-treino das academias
Vendas desses comprimidos em farmácias disparam. Levantamento feito pela Anvisa revela que foram vendidas 21,4 milhões de caixas de tadalafila no país em 2020. Três anos depois, esse número havia subido para 47,2 milhões
05 de Fevereiro de 2025 as 16h05Mutirão avança e participação de moradores é essencial no combate ao mosquito
05 de Fevereiro de 2025 as 08h21A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
Informação é da OMS ao lembrar hoje o Dia Mundial do Câncer
04 de Fevereiro de 2025 as 16h12Estudo associa dores de cabeça em excesso com risco aumentado de suicídio
Dados de quase 120 mil pacientes com diagnóstico de dores de cabeça sugerem que esse grupo tinha maior chance de tentar e cometer suicídio em até 15 anos
05 de Fevereiro de 2025 as 08h07Congelamento de câncer de mama tem 100% de eficácia em estudo nacional
O procedimento, chamado crioablação, usa temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir células cancerígenas; pesquisa é de professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
03 de Fevereiro de 2025 as 07h30Todas as mortes por chikungunya no Brasil foram registradas em MT, estado com maior incidência
O estado já figura como o primeiro em incidência da arbovirose o país, ou seja, é aquele com maior frequência de novos casos
31 de Janeiro de 2025 as 16h34Prefeitura fará mutirão contra a dengue e morador será o agente de sua casa
31 de Janeiro de 2025 as 10h34SES repassa R$ 6,8 milhões para o Hospital de Câncer de Mato Grosso
Repasse é relativo ao serviço prestado no mês de dezembro de 2024; Estado está em dia com os pagamentos para a unidade
31 de Janeiro de 2025 as 08h39