Imunização
Vacinação aos sábados: confira a programação de julho
Saúde | 01 de Julho de 2024 as 10h 15min
Fonte: Assecom

A principal função da vacina é gerar imunidade proporcionando o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus ou bactérias. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem reforçado as ações de vacinação, com a meta de aumentar a cobertura vacinal do município promovendo a saúde coletiva da população, por meio de ações de vacinação aos sábados.
Neste mês de julho serão quatro sábados de ação, com sete pontos de atendimento. As salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, juntamente com os Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás e André Maggi, estarão abertas das 7h30 às 16h30 nos dias, 06, 13, 20 e 27.
O coordenador de imunização João Gustavo Breganó, enfatiza a importância da vacinação. “Manter o cartão de vacinas atualizado é um ato individual simples, de cidadania com impacto coletivo. Se vacinar é essencial para a manutenção da saúde desde o nascimento até a fase adulta para se proteger de casos graves de doenças”.
Para se vacinar é necessário comparecer aos locais informados, portando documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacinas. O atendimento é por ordem de chegada sem necessidade de agendamento, onde serão oferecidas as vacinas de rotina, contra a COVID-19, da gripe e dengue. Vale ressaltar que nos CIA’s terá ainda a vacina BCG para os recém-nascidos.
A SMS ressalta que de segunda a sexta-feira, as salas de vacinas das UBS’s funcionam das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. E nos CIA’s o horário de atendimento é das 6h30 às 17h30, sem intervalo.
Notícias dos Poderes
Medicina é o curso mais disputado no Enem nos últimos 4 anos em MT
Crescente interesse por essas graduações está relacionado à vocação dos candidatos, ao desejo de compreender o sofrimento humano e ao papel social das profissões, segundo professores
17 de Novembro de 2025 as 09h15Programa Fila Zero na Cirurgia realizou 450 mil procedimentos desde 2023
17 de Novembro de 2025 as 08h00Casos de câncer de próstata crescem 23%; médico cita fator idade
Segundo o oncologista Marcos Rezende, a doença é mais frequente em homens com 65 anos ou mais
17 de Novembro de 2025 as 09h25Thaciel Camargo é eleito conselheiro do CRC-MT; Chapa 1 vence com 52% dos votos
14 de Novembro de 2025 as 10h56Novembro Azul: UBS’s abrem em horário estendido para atender a saúde do homem na terça-feira (18)
Os atendimentos precisam ser agendados na UBS de referência do paciente, com antecedência
14 de Novembro de 2025 as 10h43Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais
13 de Novembro de 2025 as 11h35UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
13 de Novembro de 2025 as 11h33Como a creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro
Após consolidar seu papel na performance muscular, a creatina passa a ser estudada como potencial aliada do cérebro, mas evidências atuais estão longe de consenso
13 de Novembro de 2025 as 13h45