Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 23 de Fevereiro de 2024

Menu

Imunização

Vacina BCG: confira os locais onde está disponível e proteja as crianças contra a tuberculose

A vacina BCG é uma importante medida de prevenção contra a tuberculose em recém-nascidos

Saúde | 25 de Outubro de 2023 as 12h 32min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, está trabalhando incansavelmente para garantir que as mamães e papais tenham acesso fácil e conveniente à vacina BCG, uma importante medida de prevenção contra a tuberculose em recém-nascidos. Para isso, os Centros Integrados de Atendimento André Maggi e Jacarandás estão prontos para receber os bebês de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30.

Isso permite que as famílias acessem a vacinação em horários que se encaixem em suas agendas, facilitando a proteção de seus filhos contra a tuberculose.

A BCG, sigla para Bacilo Calmette-Guérin, é uma vacina vital que ajuda a prevenir formas graves de tuberculose em bebês e crianças. A tuberculose é uma doença infecciosa potencialmente grave que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Ao garantir que as crianças recebam a vacina BCG, Sinop está fazendo a sua parte para proteger as futuras gerações contra essa doença.

Os profissionais de saúde estão comprometidos em fornecer um ambiente seguro e limpo para a administração da vacina, seguindo rigorosamente os protocolos de saúde e segurança. As mães e pais podem confiar que seus filhos estão em boas mãos ao buscar a vacina BCG nos CIA's da cidade.

“A orientação é para que a vacina seja administrada preferencialmente nas primeiras horas de vida do recém-nascido, com exceção em crianças abaixo de dois quilos, neste caso então tem que aguardar atingir o peso exigido”, explicou o coordenador de imunização, João Gustavo Breganó.

A Secretaria também disponibiliza esse serviço durante a semana, nas maternidades dos Hospitais Santo Antônio e Dois Pinheiros para todos os nascidos, independente se pelo Sistema Único de Saúde ou particular. “Essa vacina deixa uma marquinha no braço direto da criança, uma marca importante, um lembrete visível do cuidado que recebemos desde os primeiros dias de vida”, completou o coordenador.