Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 16 de Julho de 2025

Menu

Abrindo as comportas

Usina de Sinop quer receber mais visitantes

Empresa acredita que visitações ajudam a demonstrar a importância do empreendimento para sociedade

Saúde | 06 de Fevereiro de 2025 as 11h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: UHE Sinop

A Sinop Energia, empresa que opera a UHE Sinop (Usina Hidrelétrica de Sinop), quer que seu empreendimento receba mais visitas no ano de 2025. A empresa está reestruturando seu programa de visitação pública. A ideia é de que conhecendo a estrutura e o seu funcionamento, as pessoas tenham a compreensão da importância e da segurança de uma Usina Hidrelétrica.

Ao longo do ano passado, em 2024, a UHE Sinop recebeu 547 visitantes. A Sinop Energia considera um número baixo. Impactaram na queda das visitações algumas obras realizadas na usina, bem como uma sequência de manutenções periódicas. A empresa informou que o programa de visitação passou por uma reavaliação e que ajustes foram feitos a partir da experiência adquirida.

Para 2025 a Sinop Energia espera receber uma média de 100 pessoas por mês, chegando na casa dos mil visitantes no ano. A empresa já realizou agenda com escolas, cursos técnicos e turistas que devem superar a marca de 100 visitantes no mês de fevereiro. A meta é conciliar a geração de energia com o turismo regional, transformando o empreendimento em um ponto turístico ambiental. “O objetivo é que as pessoas conheçam de perto como funciona uma usina hidrelétrica, sua importância para o país e os cuidados que a empresa tem com o meio ambiente”, declarou Carmen Janzen, responsável pela organização das visitas.

O programa de visitação traz 3 modalidades: Visita Técnica, Educativa e Não Técnica. A Visita Técnica é destinada a estudantes e profissionais das áreas de engenharia e outras áreas técnicas, com foco em aprofundar o conhecimento sobre os processos de geração de energia e os equipamentos utilizados na usina. A Visita Educativa é para alunos do ensino médio, apresentando de forma didática os conceitos da energia hidrelétrica, sua importância para o país e os cuidados com o meio ambiente. Alunos a partir de 14 anos podem visitar a UHE Sinop.

A última e mais democrática modalidade é a Visita Não Técnica. Aberta ao público em geral, essa visita oferece uma visão geral sobre a usina, sua história, seus impactos na região e sua importância para o desenvolvimento local e nacional.

Para agendar uma visita à UHE Sinop é preciso entrar em contato com a Sinop Energia por meio do telefone: (66) 3520-9500; WhatsApp: (66) 9 9656-8429 ou pelo e-mail visitacao@sinopenergia.com.br. O programa de visitação é gratuito.

A UHE Sinop tem sua barragem localizada nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório no Rio Teles Pires abrange os municípios de Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso. A maior parte do lago está no território de Sinop.

A implantação da usina remete ao ano de 2003, quando os primeiros estudos de viabilidade foram realizados. No ano de 2010 o empreendimento foi à leilão, sendo arrematado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Électricité de France (EDF) Brasil e Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). Em 2014 foi emitida a Licença de Instalação, dando início a obra da barragem. No ano de 2019 iniciou a geração comercial, com uma capacidade instalada de 401,88 MV.