Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 02 de Dezembro de 2021

Saúde

Unidades de Saúde de Sinop ofertam testes rápidos de gravidez

Serviços | 22 de Novembro de 2021 as 16h 22min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sinop passam a ofertar, a partir desta semana, testes rápidos de gravidez para as moradoras do município. Conforme a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Juliana Rosinke, para realizar o teste, a moradora que está com suspeita de gravidez pode marcar uma consulta diretamente com a enfermeira ou enfermeiro da unidade de referência.

A oferta do teste rápido para detecção precoce da gestação é preconizada pelo Ministério da Saúde. Esse serviço tem como objetivo o acolhimento da equipe de Atenção Básica à gestante, além de proporcionar situações como início do pré-natal em tempo oportuno e, também, orientações baseadas nas necessidades singulares de cada usuária. 

Atualmente, Sinop conta com 25 unidades básicas de saúde, incluindo na zona rural, e dispõe de 38 equipes de atendimento. 

 

Quando realizar o teste?

O guia técnico do Ministério da Saúde destaca que o teste rápido é indicado para mulheres em idade fértil que apresentem atraso menstrual. O tempo de atraso para realização do teste deve observar a indicação do insumo disponível, sendo em sua maioria igual ou superior a sete dias.