Bem-estar
UBS Primaveras: Atividades adaptadas para pessoas com dor crônica melhoram qualidade de vida
O projeto é aberto, e não precisa de encaminhamento, basta fazer parte do público alvo, que são: pessoas com diabetes, hipertensas e com dor crônica
Saúde | 07 de Junho de 2023 as 14h 56min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A secretaria de saúde realiza diversas atividades em paralelo aos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, com objetivo de proporcionar aos pacientes melhor qualidade de vida. Pensando nos portadores da dor crônica, a UBS Primaveras criou um grupo de exercícios adaptados para cada caso.
Conviver com dores e tomando medicamentos é a realidade de quem é diagnosticado com dor crônica. O alívio só é conseguido com atendimento multidisciplinar. Desde que as atividades iniciaram, em junho do ano passado, em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos, uma média de 20 pessoas participam dos encontros às quartas-feiras das 7h às 8h.
São realizados exercícios adaptados, sendo alguns deles executados sentados, com o auxílio de garrafinhas de água e cabos de vassouras. São selecionadas atividades físicas e de alongamentos específicos para a recuperação da musculatura, do equilíbrio, da coordenação, associando à melhora e alívio da dor desses indivíduos.
Adriana Porto dos Santos, uma das coordenadoras do projeto, destaca que o objetivo é identificar os fatores que influenciam na perda da capacidade funcional, reabilitando essas pessoas e promovendo melhora significativa do estado geral de saúde. “O trabalho é desenvolvido focado nas necessidades de cada um. Com os exercícios podemos torná-los aptos a exercer suas atividades cotidianas, incluindo a atividade física, e até mesmo o lazer”, pontuou.
Para a aposentada Divanir Ribeiro Paiva, que após uma queda fraturou a coluna, o grupo tem sido essencial na recuperação. “Até minha médica já viu evolução. Por conta da queda eu diminuí 5 centímetros da minha estatura, e já consegui recuperar dois, graças aos exercícios e eu vou continuar participando. Eu só tenho a agradecer, além da gente cuidar da saúde do corpo e da mente, a gente conhece novas pessoas. É muito bom”, frisou a aposentada.
A dona de casa, Arminda Souza Moraes, expressa gratidão e felicidade por fazer parte do projeto. “É maravilhoso, eu sentia muitas dores no joelho, no braço eu tinha uma dormência, e desde que comecei os exercícios tudo melhorou. Não vejo a hora de dar quarta-feira para poder encontrar o grupo, é muito bom. É um exercício que a gente pode fazer sentado, muito gostoso e quero continuar", ressaltou a dona de casa.
O projeto é aberto, e não precisa de encaminhamento, basta fazer parte do público alvo, que são: pessoas com diabetes, hipertensas e com dor crônica. Os interessados devem ir até o barracão das Associação dos Deficientes Físicos, no bairro Parque das Araras das 7h às 8h, toda quarta-feira, onde são realizadas as aulas.
Notícias dos Poderes
Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31