Ajuste
Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda
Limite de reajuste máximo visa proteger consumidores
Saúde | 31 de Março de 2025 as 08h 33min
Fonte: Agência Brasil

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) divulga, nesta segunda-feira (31), a lista com o novo teto de preços dos remédios vendidos em farmácias e drogarias. A Lei nº 10.742, de 2003, que trata da regulação do setor farmacêutico, prevê o reajuste anual dos medicamentos.
Isso não significa, entretanto, que haverá aumento automático dos preços praticados, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Cabe aos fornecedores – farmacêuticas, distribuidores e lojistas - fixarem o preço de cada produto colocado à venda, respeitados o teto legal estabelecido e suas estratégias diante da concorrência.
Para definição dos novos valores, o conselho de ministros da CMED leva em consideração fatores como a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos e custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.
Em 2024, por exemplo, o reajuste anual do preço de medicamentos foi de 4,5%, equivalente ao índice de inflação do período anterior. A lista com os preços máximos que podem ser cobrados pelos produtos fica disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a Anvisa, a lei prevê um reajuste anual do teto de preços com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população. Ao mesmo tempo, o cálculo estabelecido na lei busca compensar eventuais perdas do setor farmacêutico devido à inflação e aos impactos nos custos de produção, possibilitando a continuidade no fornecimento de medicamentos.
Caso o consumidor encontre irregularidades, é possível acionar os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons e a plataforma consumidor.gov.br. Também é possível encaminhar denúncia diretamente à CMED, por meio de formulário disponível na página da Anvisa.
A CMED é composta pelos ministérios da Saúde, Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária exerce a função de secretaria executiva, fornecendo o suporte técnico às decisões.
Notícias dos Poderes
MP alerta bares e restaurantes de MT após casos de intoxicação com bebida alcoólica por metanol
Ministério Público recomenda controle rigoroso de álcool; cantor Hungria é internado com intoxicação por metanol
03 de Outubro de 2025 as 08h44Brasil tem 48 casos em investigação de intoxicação por metanol
Balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha
03 de Outubro de 2025 as 07h37CIA André Maggi e Jacarandás abrem neste sábado (04) para vacinação em Sinop
02 de Outubro de 2025 as 12h44Pesquisa da UFMT explora benefícios do óleo de jacaré-do-pantanal para tratar feridas, acne e até depressão
Tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, produto tem potencial farmacêutico, cosmético e nutracêutico
30 de Setembro de 2025 as 11h46Sinop: mutirão de cardiologia deve atender mais de 3 mil pessoas
29 de Setembro de 2025 as 15h17Atendimentos de odontologia começam em outubro na UBS Menino Jesus; prefeito vistoria instalação de cadeiras
25 de Setembro de 2025 as 14h07Prestadores cobram ASM por falta de pagamento mesmo após repasses
24 de Setembro de 2025 as 15h09SES realiza medidas de prevenção e controle do sarampo em Mato Grosso
Após ação de controle da Vigilância do Estado, dois casos da doença foram confirmados no município de Primavera do Leste
24 de Setembro de 2025 as 11h58