Ajuste
Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda
Limite de reajuste máximo visa proteger consumidores
Saúde | 31 de Março de 2025 as 08h 33min
Fonte: Agência Brasil

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) divulga, nesta segunda-feira (31), a lista com o novo teto de preços dos remédios vendidos em farmácias e drogarias. A Lei nº 10.742, de 2003, que trata da regulação do setor farmacêutico, prevê o reajuste anual dos medicamentos.

Isso não significa, entretanto, que haverá aumento automático dos preços praticados, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Cabe aos fornecedores – farmacêuticas, distribuidores e lojistas - fixarem o preço de cada produto colocado à venda, respeitados o teto legal estabelecido e suas estratégias diante da concorrência.
Para definição dos novos valores, o conselho de ministros da CMED leva em consideração fatores como a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos e custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.
Em 2024, por exemplo, o reajuste anual do preço de medicamentos foi de 4,5%, equivalente ao índice de inflação do período anterior. A lista com os preços máximos que podem ser cobrados pelos produtos fica disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a Anvisa, a lei prevê um reajuste anual do teto de preços com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população. Ao mesmo tempo, o cálculo estabelecido na lei busca compensar eventuais perdas do setor farmacêutico devido à inflação e aos impactos nos custos de produção, possibilitando a continuidade no fornecimento de medicamentos.
Caso o consumidor encontre irregularidades, é possível acionar os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons e a plataforma consumidor.gov.br. Também é possível encaminhar denúncia diretamente à CMED, por meio de formulário disponível na página da Anvisa.
A CMED é composta pelos ministérios da Saúde, Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária exerce a função de secretaria executiva, fornecendo o suporte técnico às decisões.
Notícias dos Poderes
Medicina é o curso mais disputado no Enem nos últimos 4 anos em MT
Crescente interesse por essas graduações está relacionado à vocação dos candidatos, ao desejo de compreender o sofrimento humano e ao papel social das profissões, segundo professores
17 de Novembro de 2025 as 09h15Programa Fila Zero na Cirurgia realizou 450 mil procedimentos desde 2023
17 de Novembro de 2025 as 08h00Casos de câncer de próstata crescem 23%; médico cita fator idade
Segundo o oncologista Marcos Rezende, a doença é mais frequente em homens com 65 anos ou mais
17 de Novembro de 2025 as 09h25Thaciel Camargo é eleito conselheiro do CRC-MT; Chapa 1 vence com 52% dos votos
14 de Novembro de 2025 as 10h56Novembro Azul: UBS’s abrem em horário estendido para atender a saúde do homem na terça-feira (18)
Os atendimentos precisam ser agendados na UBS de referência do paciente, com antecedência
14 de Novembro de 2025 as 10h43Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais
13 de Novembro de 2025 as 11h35UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
13 de Novembro de 2025 as 11h33Como a creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro
Após consolidar seu papel na performance muscular, a creatina passa a ser estudada como potencial aliada do cérebro, mas evidências atuais estão longe de consenso
13 de Novembro de 2025 as 13h45