Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 23 de Fevereiro de 2024

Menu

Recém nascidos

Teste do Pezinho disponível em todas as UBS’s: saiba a importância

O teste desempenha um papel fundamental na identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas

Saúde | 18 de Dezembro de 2023 as 11h 50min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde segue com esforços contínuos para promover a saúde infantil. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) é ofertado o teste do pezinho. Com atendimento livre demanda de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, o teste deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido, para conseguir a triagem de todas as doenças. 

O teste desempenha um papel fundamental na identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. Entre as condições detectáveis estão fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e outras enfermidades que, se não tratadas precocemente, podem causar danos irreversíveis ao desenvolvimento infantil.

A disponibilidade deste serviço em todas as UBS de Sinop reflete o compromisso em assegurar o bem-estar das futuras gerações. Os pais são incentivados a aproveitar essa oportunidade para garantir um futuro saudável para seus filhos.

A SMS destaca que em caso de dúvidas a família pode procurar a UBS mais próxima durante os horários de atendimento mencionados. O teste proporciona um início saudável e promissor para cada criança em Sinop.