Luta contra a dengue
Tangará: Sala de Controle e Combate ao Mosquito Aedes realiza capacitação de voluntários
Saúde | 05 de Janeiro de 2016 as 16h 56min
Fonte: Roberto Weber
A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, através da vigilância ambiental em parceria com a Defesa Civil, iniciou nesta segunda-feira (04) o cronograma de Trabalhos que serão desenvolvidos pela sala de controle e combate ao mosquito aedes aegypti.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Ádila Matana, o serviço de orientação aos voluntários e trabalhadores é o primeiro passo no combate ao mosquito. “Tivemos a ideia de trazer uma capacitação básica com informações sobre os vírus que o mosquito transmite, incluindo os métodos de combate”, explicou Ádila.
A junção de forças de diferentes áreas tem como proposta envolver o município por completo. Incluindo órgãos que realizam outros serviços. Um dos exemplos é a voluntária, soldado do Corpo de Bombeiros Daniele Ramos.
“Se nós unirmos a nossa força não teremos tantos casos como vemos nos noticiários”, pontuou Daniele.
O número de casos é lembrado pelo Coordenador da Vigilância Ambiental Lucas Leal como um sinal de alerta para 2016:
“Tangará da Serra já tem um histórico de ter um ano com número baixo de notificações, em seguida um número médio e depois um ano com um alto índice”, explicou.
Em 2015, segundo o coordenador, foram registradas 446 notificações de dengue, com 222 casos positivos. Sobre o Zika Vírus, Lucas lembra que nenhum foi confirmado ainda, uma vez que todos aguardam os resultados do laboratório. Sobre a febre chikungunya, ainda não houve notificação.
Conforme o cronograma, a vigilância terminará a capacitação e inicia em seguida o processo de orientação à população diretamente nas residências. A principal observação do coordenador é em relação ao lixo que será coletado durante o mutirão, não sendo permitida a ‘desova’ de qualquer material, apenas os que podem transformar-se em criadouros.
“Temos que dar foco as lonas, que muitas vezes a população não tem a idéia que pode se tornar um criadouro, sacolas plásticas, copos descartáveis, garrafas pet e de vidro. Então, nós vamos levar a orientação diretamente nas casas, para que a população nos ajude”, comentou.
Para Lucas, com o envolvimento da sociedade é possível cumprir uma nova meta no ano de 2016, buscando a eliminação da série histórica de casos e notificações.
“Se todos contribuírem nós podemos mudar estes resultados e evitar sérios danos à saúde pública”, finalizou.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38