Levantamento
Sinop tem queda de mais de 50% no índice de infestação do mosquito da dengue
Mais de 460 mil depósitos foram vistoriados e 4.440 focos do mosquito foram eliminados
Saúde | 26 de Março de 2024 as 13h 21min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

O esforço conjunto das equipes de endemias e o engajamento da população de Sinop resultaram em uma significativa redução nos índices de infestação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. De acordo com os resultados do segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano, houve uma queda significativa, de mais de 50%, passando de 11,3% para 5,5%. Esta conquista é um reflexo direto do comprometimento das equipes de saúde e da colaboração da comunidade.
O Ministério da Saúde estabelece meta de 1% para o índice de infestação, e embora ainda haja trabalho a ser feito, este progresso é motivo de comemoração. As próximas etapas do LIRAa estão programadas para os meses de abril, maio, agosto e outubro, com o objetivo de monitorar e continuar a reduzir a infestação do mosquito.
A pesquisa do LIRAa é realizada em quadras selecionadas pelo Ministério da Saúde, onde o trabalho ocorre da seguinte forma: visita um imóvel e ‘pula’ outros cinco, seguindo um sistema de amostragem rigoroso. Os agentes de endemias visitam os imóveis, fazem inspeções detalhadas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Desde o início do ano até agora, as equipes de endemias já realizaram mais de 14 mil visitas em residências, empresas e instituições públicas e privadas. Mais de 460 mil depósitos foram vistoriados e 4.440 focos do mosquito foram eliminados. É importante destacar que, durante essas inspeções, foi constatado que 60% dos depósitos que podem servir como criadouros para o Aedes Aegypti são lixo doméstico, recipientes de fácil remoção e que são coletados semanalmente.
Como resultado dessas ações, Sinop avançou de uma classificação de risco alto para médio, reflexo da eficácia das medidas implementadas até o momento. No entanto, é necessário que a comunidade continue engajada e adote práticas de prevenção em suas residências e locais de trabalho.Seja um agente na sua casa, e juntos, podemos manter a cidade protegida contra as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e reduzir os dados.
Notícias dos Poderes
Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40