Avanços na saúde
Sinop recebe certificação e selo ouro de boas práticas para eliminação da transmissão do HIV e Sífilis
A certificação foi essencial para o fortalecimento do serviço prestado à população
Saúde | 22 de Novembro de 2022 as 09h 27min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

Mais uma boa notícia para a saúde de Sinop. O município ganhou a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e selo Ouro de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Sífilis Congênita pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. “Esta certificação para Sinop foi essencial para o fortalecimento do serviço prestado a nossa população e incentivo à equipe de saúde para que continue prestando um serviço de excelência à população sinopense”, destacou a secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo.
O documento com o deferimento de aprovação foi encaminhado na última semana para a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, o município deve manter o fortalecimento e dar continuidade às intervenções preventivas e terapêuticas para manter a certificação nos próximos anos. A manutenção da certificação é realizada a cada dois anos para Estados e municípios com população inferior a 1 milhão de habitantes e, a cada três anos, para localidades com população superior a 1 milhão.
O município vem trabalhando constantemente com os temas prevenção, orientação e tratamento nas Unidades Básicas de Saúde e, também, no Serviço de Atenção Especializado (SAE). Para isso, também vem investindo em constantes aperfeiçoamentos profissionais. Neste ano, por exemplo, médicos, enfermeiros e técnicos passaram por capacitação do manejo clínico da Sífilis e eliminação da transmissão vertical.
A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma Infecções Sexualmente Transmissível (IST) durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação. Todas as gestantes e suas parcerias sexuais devem ser investigadas para IST durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Ao mesmo tempo, devem ser informadas e orientadas sobre as possibilidades de prevenção da transmissão vertical, bem como, sobre a possibilidade de riscos para a criança quando a gestante é infectada.
A identificação de infecções sexualmente transmissíveis pode ser feita gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Em caso de resultados positivos, os pacientes recebem de imediato as orientações necessárias para o início do tratamento, que também é ofertado pelo Sistema Único de Saúde.
Notícias dos Poderes
TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11