Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Ação itinerante

Sinop recebe atendimentos da carreta ortopédica, hemocentro e especialidades médicas

A ação faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Saúde, "ir para incluir"

Saúde | 14 de Março de 2023 as 15h 48min
Fonte: Assecom

Foto: Assecom

Iniciaram na manhã de hoje (14) e seguem até o próximo dia 23, os atendimentos especiais em duas carretas itinerantes (ortopédica e hemocentro), além do consultório de especialidades médicas de alta e média complexidades. A ação faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Saúde, "ir para incluir". A população interessada nos serviços, deve comparecer no Centro de Eventos Dante de Oliveira, das 8h às 17h, portando os documentos pessoais e cartão SUS. Se houver pedido médico em andamento, também pode ser apresentado. 

A Oficina Ortopédica é uma unidade de saúde itinerante vinculada a Oficina Ortopédica Fixa, CRIDAC/SES/CERIII Cuiabá, que tem como objetivo promover o acesso rápido a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de confecção de adaptações, ajustes e pequenos consertos de equipamentos já utilizados pela população.

“Serão duas semanas de atendimentos. É a primeira vez que o município recebe essa ação, uma parceria importante com o Governo do Estado, onde serão entregues aparelhos ortopédicos como: muletas, bengalas, cadeiras de rodas e cadeiras de banho. Além disso, são tiradas medidas para a confecção das próteses também”, destacou a secretária de saúde, Daniela Galhardo.

Os atendimentos são por ordem de chegada, em formato livre demanda e seguem nesta quarta-feira (15), quinta-feira (16), e na próxima semana nos dias 21, 22 e 23. O primeiro dia da ação foi repleto de atendimentos, como do operador de máquinas, Edegar Betsch, que sofreu um acidente de trabalho e ainda está em recuperação, com dificuldades de locomoção. Ele aproveitou para passar por avaliação médica. “Eu fiquei muito feliz, porque estava com muletas emprestadas, pagando por elas, agora eu consegui uma pra mim e estou muito satisfeito e contente”.

A outra carreta de atendimentos é do MT-HEMOCENTRO, que é o único banco de sangue público do Estado de Mato Grosso que tem responsabilidade para fazer a captação, cadastro e coleta de amostras para doação de medula óssea. A unidade está presente em busca de candidatos doadores. O enfermeiro do MT- hemocentro, Fernando Modolo, ressaltou a importância de aumentar o índice de doações e praticar a solidariedade. “É uma ação bonita, de extrema importância e que salva vidas”, pontuou.

Dentre os serviços ambulatoriais especializados prestado pelo CERMAC - Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade de Mato Grosso, podemos citar o da Hanseníase. A doença que é infecciosa de evolução crônica tem cura, porém, ainda permanece endêmica em várias regiões. “Esse atendimento é essencial para o diagnóstico e tratamento, quanto antes iniciar o processo melhor e mais rápida a recuperação” afirmou Elisângela Bruna da Silva, diretora de média e alta complexidade.

Enquanto os atendimentos ocorrem no centro de Eventos, simultaneamente, uma capacitação é realizada com aulas teóricas e práticas, com o intuito de capacitar profissionais para o diagnóstico e tratamento precoce da hanseníase no município. “A hanseníase é uma doença de atenção básica, uma doença de família, no qual a gente deve realizar ações para busca ativa e diagnóstico precoce” frisou o palestrante Cícero Fraga de Melo, que é técnico do laboratório de dermatologia e referência do estado.