Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 15 de Outubro de 2025

Menu

Conquista

Sinop passa a contar com drone de combate a incêncidos em edifícios e áreas remotas; primeiro de MT

Saúde | 15 de Outubro de 2025 as 11h 02min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

O município de Sinop recebeu ontem (14), à tarde, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, um drone de combate à incêndios utilizados para operações prediais. A cidade é a primeira no estado de Mato Grosso a receber o equipamento. A conquista é resultado de um pedido feito pelo prefeito Roberto Dorner ao Governo de MT, para reforçar os trabalhos de combate à incêndios no município e preparar a cidade para a nova fase que é a verticalização.
 
O pedido do chefe do executivo era para uma escada mecânica magirus, equipada com caminhão, e que contribui para o combate ao fogo e resgate de pessoas em alturas. “A gente batalhou muito para conquistar junto ao Governo de Estado uma escada para que a equipe dos bombeiros tivesse acesso aos prédios no caso de incêndio. No momento não foi possível a escada, mas conseguimos esse drone. O drone vai ser muito bom, que vai cuidar de muita gente e vai ajudar os bombeiros nesse trabalho árduo. Nós ficamos felizes porque o governo não pôde mandar a escada, mas criou uma alternativa para nós”, ressaltou Dorner.
 
A cerimônia de entrega do equipamento aconteceu no 3º Comando Regional Bombeiro Militar (CRBM III) e foi feita pelo secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), coronel da Polícia Militar, César Augusto de Camargo Roveri. Ele destacou que a escolha de Sinop para ser a primeira cidade do estado a ter o equipamento se deve ao planejamento do governo para a nova fase do município - a verticalização.
 
“Naquela oportunidade nós fizemos um combinado com Sinop - que em pouco tempo nós traríamos para cá um drone de combate a incêndio -, daqui a pouquinho nós vamos fazer a demonstração da capacidade desse equipamento. Sinop está verticalizando, então nós estamos, já de imediato, em pouco tempo, dando essa resposta para poder termos mais essa ferramenta de trabalho aqui em Sinop”, ressaltou Roveri.
 
O comandante geral do Corpo de Bombeiros de MT, Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destaca que o drone vem para equipar o bombeiro de Sinop e é essencial para o município que segue em ritmo acelerado de crescimento no estado.
 
“No Mato Grosso, o primeiro município a receber um equipamento como esse é aqui, é Sinop. Esse equipamento, sem dúvida nenhuma, vai suprir a necessidade em relação ao combate incêndio em altura. Ele é utilizado em toda estratégia de combate incêndio. Com ele, a gente pode verticalizar a linha de combate a incêndio. Como a gente tem edificações aqui no município, nascendo aí, realmente, para ter uma altura significativa, esse equipamento vem a se transformar na estratégia de combate a incêndio de todo o sistema do Corpo de Bombeiros aqui presente em Sinop”, disse.
 
O drone bombeiro é uma tecnologia nova. O equipamento aéreo não tripulado, é desenvolvido para atuar em locais de difícil acesso, grandes alturas e áreas de risco. O governo destaca que ele pode levar a linha de mangueira de combate, diretamente ao foco de incêndio, reduzindo o risco para os bombeiros e permitindo uma ação mais rápida e segura. Ele afirma que o uso de drones no combate ao fogo representa mais segurança para os bombeiros, maior eficiência no controle de incêndio e mais proteção para a vida e ao patrimônio. Com essa tecnologia, os bombeiros se fortalecem com o que há de mais moderno para proteger a sociedade.