Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 02 de Julho de 2022

Menu

Saúde

Sinop inicia amanhã (19) a vacinação de crianças

Sinopense de 8 anos será a primeira a receber o imunizante

Covid-19 | 18 de Janeiro de 2022 as 16h 48min
Fonte: Redação com Assessoria

Nesta quarta-feira (19), a primeira criança de Sinop irá receber a vacina que previne contra a Covid-19. Maria Luiza Cavalcanti Verzutti, de 8 anos, receberá o imunizante às 8h da manhã, na Unidade de Saúde do Jardim Paraíso.

Ela foi a primeira criança com agendamento realizado pelos pais. Um pequeno ato público, com a presença prefeito Roberto Dorner, da secretária de Saúde, Daniela Galhardo e membros do Executivo Municipal, marca o início dessa nova etapa de imunização da população.

A secretaria de Saúde está fazendo o agendamento para vacinação em crianças entre 5 e 11 anos e que apresentem algum tipo de deficiência permanente ou comorbidades. O agendamento pode ser feito no link: https://vacina.sinop.mt.gov.br/ . A princípio, serão ofertadas 930 vagas, correspondente a quantidade de doses recebidas nesta primeira remessa.

Neste momento, apenas a UBS Paraíso será ponto de vacinação para este público. A unidade, que já é usada exclusivamente para vacinação contra Covid-19, está sendo organizada e terá uma segunda entrada (lateral), específica para o público infantil, isolada da área de atendimento aos demais públicos (12 anos acima), seguindo a orientação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

São comorbidades relacionadas no Plano Nacional de Imunização: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; Cirrose hepática.

Conforme a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MT), o público geral estimado para vacinação entre 5 a 11 anos, em Sinop, é de 15.643 pessoas.

 

Diferenças da vacina

• A vacina contra Covid-19 não pode ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, precisando respeitar um intervalo de 15 dias.

• A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). O intervalo entre as doses é de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos.

• A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

• A vacinação de crianças desta faixa etária ocorrerá com o acompanhamento de pais ou responsáveis. Para fins de registro, deverá ser exigido um documento oficial de identificação da criança;

- É importante apresentação de algum documento que comprove a comorbidade (diferente da vacinação do adulto, o documento não será retido).