Investigação de casos
Sinop confirma três óbitos por chikungunya
Saúde | 27 de Março de 2025 as 16h 40min
Fonte: Assecom

Nesses dois últimos meses, Sinop registrou três óbitos por chikungunya. Os pacientes, um homem de 78 anos e duas mulheres, uma de 83 e outra de 58 anos, apresentaram, durante o período de internação hospitalar, sorologia reagente para a arbovirose chikungunya o que, por sua vez, levou a uma investigação dos casos, conduzida pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município.
As mortes declaradas foram parada cardiorrespiratória (homem) e septicemia e choque séptico (mulheres) e ocorreram nos dias 20 de fevereiro (78 e 58 anos) e 13 de fevereiro (83 anos).
O paciente de 78 anos, deu entrada no dia 14 de fevereiro em um hospital particular de Sinop apresentando febre alta e fortes dores nas articulações. Em seu histórico, comorbidades como cardiopatia, diabetes e glaucoma.
Já a paciente de 83 anos, que deu entrada em um outro hospital particular no dia 31 de janeiro, apresentava febre alta e dores fortes nas articulações, também possuia histórico de comorbidades como obesidade, hipertensão, diabetes, fibromialgia e doença pulmonar obstrutiva crônica.
A paciente mais jovem, 58 anos, não tinha histórico de comorbidade, mas deu entrada, na Unidade de Pronto Atendimento [UPA 24 horas] com sintomas de febre e intensas dores articulares. Semelhante aos outros admitidos em unidades privadas.
De acordo com o departamento de Vigilância Epidemiológica, mais especificamente, a médica infectologista da rede e responsável técnica pela condução da investigação dos casos, a chikungunya é uma arbovirose que age no sistema nervoso central, o que explica as fortes dores e que pode desencadear quadros infecciosos, afetando as funções renais.
No início deste ano, a Prefeitura lançou o mutirão todos contra a dengue, uma força tarefa entres as secretarias de Saúde, Obras e Meio Ambiente para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypt, hospedeiro e transmissor da chikungunya, dengue e zica. “Mesmo com todo esse trabalho intenso de controle, é importante reforçar a necessidade da participação popular nos cuidados com seus imóveis, sejam, eles, residências, comércios ou indústrias, pois a eliminação do Aedes depende de todos, exclusivamente do moradores, trabalhadores ou dos responsáveis pelos imóveis. A responsabilidade destes cuidados é de cada um de nós”, enfatiza o diretor de Vigilância Epidemiológica, Jorge Bevilaqua.
A Secretaria de Saúde já registrou, somente nos três primeiros meses de 2025, quase 3 mil novos casos de chikungunya em Sinop (2.688 notificados, 848 descartados e 242 positivos) e outros 1.963 casos aguardam fechamento. Nesse mesmo período, são somados às estatísticas, cerca de 8 mil novos casos de dengue (7.972 notificações, 848 descartados e 242 positivos) e outros 1.963 aguardam fechamento.
Ainda segue, em investigação pela Vigilância Epidemiológia de Sinop, outros três óbitos. Dois por suspeita de chikungunya e um por suspeita de dengue.
Notícias dos Poderes
MP alerta bares e restaurantes de MT após casos de intoxicação com bebida alcoólica por metanol
Ministério Público recomenda controle rigoroso de álcool; cantor Hungria é internado com intoxicação por metanol
03 de Outubro de 2025 as 08h44Brasil tem 48 casos em investigação de intoxicação por metanol
Balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha
03 de Outubro de 2025 as 07h37CIA André Maggi e Jacarandás abrem neste sábado (04) para vacinação em Sinop
02 de Outubro de 2025 as 12h44Pesquisa da UFMT explora benefícios do óleo de jacaré-do-pantanal para tratar feridas, acne e até depressão
Tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, produto tem potencial farmacêutico, cosmético e nutracêutico
30 de Setembro de 2025 as 11h46Sinop: mutirão de cardiologia deve atender mais de 3 mil pessoas
29 de Setembro de 2025 as 15h17Atendimentos de odontologia começam em outubro na UBS Menino Jesus; prefeito vistoria instalação de cadeiras
25 de Setembro de 2025 as 14h07Prestadores cobram ASM por falta de pagamento mesmo após repasses
24 de Setembro de 2025 as 15h09SES realiza medidas de prevenção e controle do sarampo em Mato Grosso
Após ação de controle da Vigilância do Estado, dois casos da doença foram confirmados no município de Primavera do Leste
24 de Setembro de 2025 as 11h58