37º Congresso Nacional
Sinop apresenta projetos positivos desenvolvidos pela saúde em congresso nacional de secretarias municipais
O município apresentou três projetos
Saúde | 17 de Julho de 2023 as 13h 39min
Fonte: Daiane Stela- Assecom

A Secretaria de Saúde de Sinop participa do 37º Congresso Nacional do CONASEMS, reconhecido como o maior evento de saúde pública da América do Sul. O evento traz como temática deste ano “O SUS que Falta no Brasil”. Realizado em Goiânia, a programação segue até quarta-feira (19), reunindo as secretarias municipais de saúde de todo o país.
O município apresentou três projetos durante a 18° mostra aqui tem SUS: “Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”; “Sensibilizar - uma estratégia de implantação da PICS” e “O pré-natal psicológico como instrumento de humanização na gestação de alto risco”.
Daniela Galhardo, secretária de saúde, destaca que o congresso vem para compartilhar e somar experiências. “Nossa participação nesse evento é de extrema importância, uma oportunidade única para representar o município, e acima de tudo adquirir conhecimentos que possam beneficiar a população, buscando ofertar sempre o melhor atendimento”, enfatizou.
A Central de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel é um projeto em conjunto com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar. Entre os procedimentos realizados estão administração de medicamentos, intubação e análise clínica da vítima. Aumentando a sobrevida de pacientes vítimas de acidente ou de atendimentos clínicos de pacientes que passam mal em casa. Além disso, as equipes (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) dão apoio nas ocorrências, seja de salvamento terrestre, espaços confinados, de trânsito entre outros casos.
“Estamos orgulhosos em poder levar o nome de Sinop para um evento tão grandioso. Estamos apresentando esse projeto de atendimento pré-hospitalar, que veio de encontro com a nossa demanda, já que são muitos acidentes/ocorrências registradas diariamente. Ter um médico dentro da viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, otimiza os atendimentos emergenciais. Uma parceria que deu certo, e queremos compartilhar com outras cidades”, destacou Galhardo.
O objetivo do encontro é promover o fortalecimento da Rede de Atenção Básica, identificando os principais desafios e trocando experiências, para desenvolver habilidades e realizar melhorias voltadas à qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícias dos Poderes
UCT Sinop está com estoque baixo e convoca população para doações de todas as tipagens
17 de Setembro de 2025 as 12h32Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12