37º Congresso Nacional
Sinop apresenta projetos positivos desenvolvidos pela saúde em congresso nacional de secretarias municipais
O município apresentou três projetos
Saúde | 17 de Julho de 2023 as 13h 39min
Fonte: Daiane Stela- Assecom

A Secretaria de Saúde de Sinop participa do 37º Congresso Nacional do CONASEMS, reconhecido como o maior evento de saúde pública da América do Sul. O evento traz como temática deste ano “O SUS que Falta no Brasil”. Realizado em Goiânia, a programação segue até quarta-feira (19), reunindo as secretarias municipais de saúde de todo o país.
O município apresentou três projetos durante a 18° mostra aqui tem SUS: “Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”; “Sensibilizar - uma estratégia de implantação da PICS” e “O pré-natal psicológico como instrumento de humanização na gestação de alto risco”.
Daniela Galhardo, secretária de saúde, destaca que o congresso vem para compartilhar e somar experiências. “Nossa participação nesse evento é de extrema importância, uma oportunidade única para representar o município, e acima de tudo adquirir conhecimentos que possam beneficiar a população, buscando ofertar sempre o melhor atendimento”, enfatizou.
A Central de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel é um projeto em conjunto com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar. Entre os procedimentos realizados estão administração de medicamentos, intubação e análise clínica da vítima. Aumentando a sobrevida de pacientes vítimas de acidente ou de atendimentos clínicos de pacientes que passam mal em casa. Além disso, as equipes (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) dão apoio nas ocorrências, seja de salvamento terrestre, espaços confinados, de trânsito entre outros casos.
“Estamos orgulhosos em poder levar o nome de Sinop para um evento tão grandioso. Estamos apresentando esse projeto de atendimento pré-hospitalar, que veio de encontro com a nossa demanda, já que são muitos acidentes/ocorrências registradas diariamente. Ter um médico dentro da viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, otimiza os atendimentos emergenciais. Uma parceria que deu certo, e queremos compartilhar com outras cidades”, destacou Galhardo.
O objetivo do encontro é promover o fortalecimento da Rede de Atenção Básica, identificando os principais desafios e trocando experiências, para desenvolver habilidades e realizar melhorias voltadas à qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícias dos Poderes
Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos
Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura
05 de Novembro de 2025 as 09h15Prefeitura de Sinop inicia atendimentos pré-cirúrgicos vasculares no novo CEM
03 de Novembro de 2025 as 16h29Com equipe 100% de MT, SES realiza 13ª captação de múltiplos órgãos deste ano
Foram captados um fígado, dois rins e uma córnea em Cuiabá; equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos
04 de Novembro de 2025 as 08h36Seu CEP pode influenciar seu risco de desenvolver Alzheimer e demência
Estudo nos EUA revela que desigualdades sociais e ambientais nos bairros afetam a saúde cerebral e aumentam o risco de Alzheimer
03 de Novembro de 2025 as 13h20Acesso fácil e desinformação: o que explica o aumento de envenenamentos no Brasil
Entre 2015 e 2024, SUS registrou mais de 45 mil atendimentos provocados por intoxicação proposital ou acidental
03 de Novembro de 2025 as 09h14Esmalte em gel causa câncer? Veja produtos proibidos pela Anvisa
Duas substâncias foram proibidas em nova decisão da Anvisa
31 de Outubro de 2025 as 08h18Macaco com hepatite, herpes e Covid-19 foge após acidente e alarma autoridades nos EUA: 'Não toquem'
Cinco animais foram sacrificados no local, no Mississippi, por motivo de segurança
30 de Outubro de 2025 as 07h35AVC tira a vida de um brasileiro a cada seis minutos; 80% dos casos poderiam ser evitados
Especialistas alertam que controlar a pressão e adotar hábitos saudáveis reduziria drasticamente a ocorrência da doença, que tem crescido entre os jovens
29 de Outubro de 2025 as 13h30