Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 24 de Maio de 2024

Menu

37º Congresso Nacional

Sinop apresenta projetos positivos desenvolvidos pela saúde em congresso nacional de secretarias municipais

O município apresentou três projetos

Saúde | 17 de Julho de 2023 as 13h 39min
Fonte: Daiane Stela- Assecom

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Sinop participa do 37º Congresso Nacional do CONASEMS, reconhecido como o maior evento de saúde pública da América do Sul. O evento traz como temática deste ano “O SUS que Falta no Brasil”. Realizado em Goiânia, a programação segue até quarta-feira (19), reunindo as secretarias municipais de saúde de todo o país.

O município apresentou três projetos durante a 18° mostra aqui tem SUS: “Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”; “Sensibilizar - uma estratégia de implantação da PICS” e “O pré-natal psicológico como instrumento de humanização na gestação de alto risco”.

Daniela Galhardo, secretária de saúde, destaca que o congresso vem para compartilhar e somar experiências. “Nossa participação nesse evento é de extrema importância, uma oportunidade única para representar o município, e acima de tudo adquirir conhecimentos que possam beneficiar a população, buscando ofertar sempre o melhor atendimento”, enfatizou.

A Central de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel é um projeto em conjunto com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar. Entre os procedimentos realizados estão administração de medicamentos, intubação e análise clínica da vítima. Aumentando a sobrevida de pacientes vítimas de acidente ou de atendimentos clínicos de pacientes que passam mal em casa. Além disso, as equipes (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) dão apoio nas ocorrências, seja de salvamento terrestre, espaços confinados, de trânsito entre outros casos. 

“Estamos orgulhosos em poder levar o nome de Sinop para um evento tão grandioso. Estamos apresentando esse projeto de atendimento pré-hospitalar, que veio de encontro com a nossa demanda, já que são muitos acidentes/ocorrências registradas diariamente. Ter um médico dentro da viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, otimiza os atendimentos emergenciais. Uma parceria que deu certo, e queremos compartilhar com outras cidades”, destacou Galhardo.

O objetivo do encontro é promover o fortalecimento da Rede de Atenção Básica, identificando os principais desafios e trocando experiências, para desenvolver habilidades e realizar melhorias voltadas à qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).