Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Imunização

Sinop amplia oferta de vacina HPV após mudança anunciada pelo Ministério da Saúde

Saúde | 11 de Julho de 2022 as 16h 34min
Fonte: Karoline Kuhn - Asecom

Foto: Assessoria/Arquivo

Uma mudança anunciada pelo Ministério da Saúde e que já está em vigor na cidade, é a ampliação da vacina contra o Papilomavirus humano (HPV4) quadrivalente que, a partir de agora, está disponível para homens de até 45 anos transplantados, pacientes oncológicos ou vivendo com HIV/aids. O esquema tradicional de três doses será usado, independentemente da idade.

Também podem receber a vacina contra HPV meninas de 9 a 14 anos; meninos de 11 a 14 anos; homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos. Para vacinar, é necessário apresentar o cartão SUS, caderneta de vacinação e algum documento que comprove a condição de imunossupressão.

A vacina HPV quadrivalente pode prevenir os cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.