NO ESPÍRITO SANTO
Setasc apresenta programas de MT e debate fortalecimento da Assistência Social em encontro nacional
Setasc contribui com experiências e estratégias durante reunião do Fonseas que discutiu avanços, desafios e diretrizes para os próximos anos
Saúde | 01 de Dezembro de 2025 as 08h 24min
Fonte: Layse Ávila | Setasc-MT

O aprimoramento e o futuro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) estiveram no centro das discussões durante o Encontro Nacional do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), realizado em Vitória (ES), entre os dias 26 e 28 de novembro.
O evento reuniu gestores estaduais, especialistas e representantes do Governo Federal para debater caminhos de fortalecimento da política pública em todo o país, com participação ativa da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Representando Mato Grosso e a Setasc, a secretária adjunta de Assistência Social, Miranir Oliveira, destacou a importância da troca de experiências e da cooperação entre os estados.
“Trazer a experiência de Mato Grosso e ver como ela pode inspirar outros estados é muito significativo. A assistência social só avança quando compreendemos que os desafios regionais exigem soluções conjuntas. Saímos do encontro com ainda mais certeza de que a colaboração federativa é o pilar para um SUAS mais eficiente e justo para toda a população brasileira”, afirmou.
Na avaliação da presidente do Fonseas, Cyntia Grillo, o encontro reforçou o protagonismo das secretarias estaduais e a importância do diálogo permanente entre os entes federados. Ela agradeceu a contribuição mato-grossense e ressaltou que a presença ativa dos estados é essencial para consolidar a política de assistência social.
“A participação de Mato Grosso trouxe estratégias importantes que agregam ao trabalho desenvolvido nacionalmente. Encontros como este reafirmam a união dos estados na construção de uma política cada vez mais sólida e articulada”, destacou.
A programação do Encontro Nacional debateu os principais desafios e perspectivas para a consolidação do SUAS, com destaque para: o pacto federativo e trajetória do SUAS; relações intergovernamentais; financiamento e combate às desigualdades e a Carta de Vitória, documento que reúne as principais contribuições, reflexões e recomendações construídas ao longo do encontro, a carta reafirma o compromisso dos estados com o avanço do SUAS e estabelece as diretrizes prioritárias para os próximos anos.
O secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, reforçou a necessidade de fortalecer o modelo federativo e garantir bases sólidas de financiamento para a política pública.
“A assistência social é um direito constitucional e precisa de fontes estáveis de recursos. É fundamental que avancemos em uma agenda pactuada entre União, estados e municípios, com planejamento, corresponsabilidade e foco nas famílias que mais precisam”, concluiu.
Durante o Encontro, também houve o lançamento da 7ª edição comemorativa da Revista Gestão Social, publicação que registra análises, experiências e perspectivas sobre a política de Assistência Social em âmbito nacional.
Notícias dos Poderes
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Recursos são para construção de UBS, UPA e hospitais
01 de Dezembro de 2025 as 13h08Anvisa proíbe venda de picolé com creatina na fórmula
Segundo a agência, a creatina não possui avaliação de segurança para uso em alimentos e só é permitida em suplementos destinados exclusivamente ao público adulto
01 de Dezembro de 2025 as 09h55CIA André Maggi e Jacarandás abrem neste sábado (29) para ampliar acesso à vacinação
28 de Novembro de 2025 as 16h12Anvisa determina recolhimento de lote de vinagre de maçã Castelo após detecção de substância não declarada
Lote apresentou nível elevado de dióxido de enxofre, o que levou à proibição de venda, distribuição e consumo em todo o país.
28 de Novembro de 2025 as 09h04Anvisa determina recolhimento de lotes de sabão líquido Ypê por contaminação; produto capilar também é alvo de ação
Bactéria encontrada pode causar infecções, especialmente em pessoas com imunidade baixa. Agência também proibiu um cosmético irregular usado de forma invasiva
28 de Novembro de 2025 as 08h07Como MT participou da criação da 1ª vacina contra dengue aprovada no Brasil
Pesquisadores da UFMT acompanharam voluntários por cinco anos e contribuíram para a aprovação
28 de Novembro de 2025 as 09h45Ministério da Saúde inclui vacina inédita contra bronquiolite no SUS e distribui 15,5 mil doses a MT
Ministério da Saúde fecha compra de 1,8 milhão de doses contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório)
27 de Novembro de 2025 as 15h30