Em MT
SES reúne Força Nacional do SUS e municípios para planejar estratégias contra dengue e chikungunya
Para controle e monitoramento, Estado vai implementar o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública por Arboviroses
Saúde | 14 de Março de 2025 as 08h 29min
Fonte: Secom -MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, na manhã desta quinta-feira (13.3), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, uma reunião técnica para discutir estratégias e ações de enfrentamento à epidemia de dengue e chikungunya, devido à situação de aumento no número de casos e óbitos das doenças em Mato Grosso.
A reunião contou com a presença de representantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), da Procuradoria Geral do Município de Cuiabá, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), além das equipes técnicas da SES-MT.
Durante a reunião, o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, destacou que pediu o apoio da Força Nacional para o planejamento das ações de combate às arboviroses no Estado, principalmente para intensificar o trabalho em Cuiabá e Várzea Grande.
“O apoio da Força Nacional para o planejamento de estratégias será fundamental, pois precisamos fortalecer a Atenção Básica e Primária para que não haja uma sobrecarga ainda maior dos hospitais. Também é imprescindível o diálogo com a população, já que mais de 80% dos criadouros do mosquito estão em ambientes residenciais”, destacou o gestor.
A equipe técnica da SES-MT apresentou o panorama de casos confirmados e óbitos por arboviroses no Estado, bem como os riscos avaliados, os fatores influenciadores para hospitalização e óbito. Também foram feitas recomendações às Secretarias Municipais de Saúde, como: ampliação do horário de atendimento das UBSs (sem intervalo de almoço), priorização de atendimento de grupos de risco, fortalecimento da vigilância epidemiológica e intensificação das medidas de controle vetorial.
As secretarias municipais também devem ampliar a vigilância genômica e estabelecer fluxos para o envio das amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), com preferência para análises genômicas, e fazer campanhas para incentivo ao aumento das taxas de imunização contra a dengue.
Para o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, Juliano Melo, é importante melhorar o acesso da população aos serviços de saúde pública. Ele também enfatizou que o fumacê, técnica muito solicitada em situações de epidemia, pode não ser a solução mais eficiente para a maioria dos casos.
“É preciso resgatar as ações de base para eliminar os criadouros e diminuir a infestação pelo mosquito. Nós já optamos por fazer fumacê não veicular, com bomba costal, desde sempre na rotina do agente de endemia e ela tem uma eficiência muito maior e muito mais interessante do que o fumacê feito em veículos”, destacou.
De acordo com o Painel de Arboviroses da SES (http://sieges.saude.mt.gov.br/dashboard/51), Mato Grosso registrou 17.672 casos confirmados e 23 óbitos confirmados por Chikungunya em 2025, além de 11.394 casos confirmados e 8 óbitos confirmados para dengue neste ano.
Criação de centro de emergências por arboviroses
A SES-MT vai instalar, nesta sexta-feira (14.03), o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública por Arboviroses e Vírus Respiratórios (COE-ArboVR) em sua sede, localizada no Centro Político Administrativo.
O COE-ArboVR terá a participação de representantes de diversas entidades e Secretarias, tanto estaduais quanto municipais, incluindo o Ministério Público e outras organizações. As ações diretas do COE envolvem a coordenação e o gerenciamento das medidas necessárias para o enfrentamento de emergências em Saúde Pública, monitorando a situação, articulando com gestores do SUS e implementando planos de contingência.
O centro também será responsável por divulgar informações à população e profissionais de saúde, elaborar relatórios técnicos e avaliar os impactos nos serviços de saúde.
Notícias dos Poderes
Medicina é o curso mais disputado no Enem nos últimos 4 anos em MT
Crescente interesse por essas graduações está relacionado à vocação dos candidatos, ao desejo de compreender o sofrimento humano e ao papel social das profissões, segundo professores
17 de Novembro de 2025 as 09h15Programa Fila Zero na Cirurgia realizou 450 mil procedimentos desde 2023
17 de Novembro de 2025 as 08h00Casos de câncer de próstata crescem 23%; médico cita fator idade
Segundo o oncologista Marcos Rezende, a doença é mais frequente em homens com 65 anos ou mais
17 de Novembro de 2025 as 09h25Thaciel Camargo é eleito conselheiro do CRC-MT; Chapa 1 vence com 52% dos votos
14 de Novembro de 2025 as 10h56Novembro Azul: UBS’s abrem em horário estendido para atender a saúde do homem na terça-feira (18)
Os atendimentos precisam ser agendados na UBS de referência do paciente, com antecedência
14 de Novembro de 2025 as 10h43Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais
13 de Novembro de 2025 as 11h35UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
13 de Novembro de 2025 as 11h33Como a creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro
Após consolidar seu papel na performance muscular, a creatina passa a ser estudada como potencial aliada do cérebro, mas evidências atuais estão longe de consenso
13 de Novembro de 2025 as 13h45