Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 29 de Outubro de 2025

Menu

Salvando vidas

SES realizou captação de 24 órgãos de janeiro a setembro de 2025

Secretaria de Estado de Saúde captou 16 rins, sete fígados e um coração em dez captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso

Saúde | 29 de Outubro de 2025 as 11h 32min
Fonte: Ses MT

Foto: Divulgação

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), já captou 24 órgãos de janeiro a setembro deste ano para a realização de transplantes que salvaram vidas em todo o Brasil.

Foram 16 rins, sete fígados e um coração em dez captações de múltiplos órgãos realizadas em Mato Grosso neste período. A ações ocorreram no Hospital Municipal de Cuiabá, Hospital São Mateus, Hospital Regional de Nova Mutum, Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, Hospital Estadual Santa Casa e Hospital Regional de Sinop.

“É muito importante que os cidadãos comuniquem aos seus familiares sobre a vontade de ser um doador de órgãos. Esse é um gesto nobre, que pode salvar mais de uma vida”, disse o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Segundo a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, também foram captadas 242 córneas em Mato Grosso de janeiro a setembro, o que permitiu que a Secretaria atendesse todos os pacientes que aguardavam por transplante de córnea no Estado. Foram realizados 242 transplantes de córnea neste período.

“Os pacientes que aguardam hoje por transplante de córnea já estão no processo para a realização, seja realizando exames ou tratando infecção de alguma comorbidade, mas nós conseguimos zerar a nossa fila para transplante de córnea e isso é motivo de orgulho para nós, pois a córnea captada sempre fica no Estado”, explicou.

Os rins captados são ofertados primeiramente para os pacientes de Mato Grosso, que aguardam em lista única da Central Estadual de Transplantes. Este transplante pode ser feito no Hospital São Mateus, em Cuiabá.

“Se não houver nenhum paciente compatível e apto para realizar o transplante em Mato Grosso, o rim é oferecido para o Sistema Nacional de Transplantes, que também recebe os demais órgãos captados pela Secretaria”, acrescentou.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, destacou as ações de capacitação feitas ao longo do ano, que foram intensificadas no Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos.

“Capacitamos os funcionários dos hospitais notificadores de órgãos para que realizem o diálogo sensível e esclarecedor com as famílias de pacientes em estado crítico. Fizemos também curso de gerenciamento do processo de doação e transplantes, de determinação de morte encefálica, e como identificar os potenciais doadores”, concluiu Anita.