Políticas de saúde
SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
Saúde | 08 de Setembro de 2025 as 07h 38min
Fonte: Ses MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), realiza um seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS). Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, o evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O público-alvo deste evento são gestores e técnicos estaduais do nível central dos 16 Escritórios Regionais de Saúde, gestores municipais, técnicos de saúde, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e representantes do Ministério da Saúde. As inscrições podem ser feitas até terça-feira (09.9) através deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflaaV8ouA1yO0mhCp9q4sVVKK8pt_p_gQqIHfYBVkF0vAHXA/viewform?usp=header.
O seminário tem como objetivo apresentar e debater as prioridades da Atenção Primária no âmbito da gestão federal, em diálogo com as referências estaduais e municipais de Mato Grosso.
Neste evento, serão apresentados os novos indicadores do componente de qualidade do financiamento Federal da Atenção Primária à Saúde, bem como a apresentação das boas práticas dos indicadores no sistema de informação.
A coordenadora de Atenção Primária da SES, Regina Paula de Oliveira, destacou a importância do seminário para o atual cenário do estado.
“Este seminário é uma oportunidade fundamental para fortalecermos a Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso. Discutir os novos indicadores de qualidade e os critérios de financiamento nos permite alinhar estratégias, qualificar a gestão e melhorar os serviços ofertados à população. Além disso, o evento promove a integração entre gestores, técnicos e profissionais da APS, favorecendo a troca de experiências”, destacou.
Confira a programação
Na quarta-feira (11), o evento acontecerá das 8h às 17h, com pausa para almoço das 12h30 às 14h. Neste dia será realizada a abertura do evento com o café da manhã e credenciamento dos participantes. Ao longo do dia serão debatidos os temas “Apoio estadual aos municípios na indução das boas práticas”, “Atenção Primária nos Territórios: equidade, vínculo e qualidade no cuidado”, “Gestão e Cuidado: conhecendo o Siaps” e “Gestão e cuidado: navegando o e-SUS APS” e atendimento a gestores (em paralelo).
Já na quinta-feira (12), o evento acontecerá das 8h às 16h, com pausa para o almoço das 12h30 às 14h. Neste dia será discutido temas como Boas Práticas na Saúde da Família, Boas Práticas na Atenção à Saúde Bucal e atendimento a gestores (em paralelo).
Notícias dos Poderes
Medicina é o curso mais disputado no Enem nos últimos 4 anos em MT
Crescente interesse por essas graduações está relacionado à vocação dos candidatos, ao desejo de compreender o sofrimento humano e ao papel social das profissões, segundo professores
17 de Novembro de 2025 as 09h15Programa Fila Zero na Cirurgia realizou 450 mil procedimentos desde 2023
17 de Novembro de 2025 as 08h00Casos de câncer de próstata crescem 23%; médico cita fator idade
Segundo o oncologista Marcos Rezende, a doença é mais frequente em homens com 65 anos ou mais
17 de Novembro de 2025 as 09h25Thaciel Camargo é eleito conselheiro do CRC-MT; Chapa 1 vence com 52% dos votos
14 de Novembro de 2025 as 10h56Novembro Azul: UBS’s abrem em horário estendido para atender a saúde do homem na terça-feira (18)
Os atendimentos precisam ser agendados na UBS de referência do paciente, com antecedência
14 de Novembro de 2025 as 10h43Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais
13 de Novembro de 2025 as 11h35UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
13 de Novembro de 2025 as 11h33Como a creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro
Após consolidar seu papel na performance muscular, a creatina passa a ser estudada como potencial aliada do cérebro, mas evidências atuais estão longe de consenso
13 de Novembro de 2025 as 13h45