Dezembro laranja
SES orienta a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele
Em Mato Grosso, nos últimos quatro anos, foram diagnosticados 1.543 casos da doença. Destes, 351 são do período de janeiro a agosto de 2024
Saúde | 08 de Dezembro de 2024 as 14h 06min
Fonte: Thaís Fávaro | SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta a população sobre as medidas de prevenção e detecção precoce do câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil.
Segundo o Sistema de Informação de Câncer (Siscan), nos últimos quatro anos, foram diagnosticados 1.543 casos da doença em Mato Grosso. Destes, 351 são do período de janeiro a agosto de 2024.
O mês de dezembro, marcado pelo início do verão nos países do hemisfério sul, foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para instituir a campanha “Dezembro Laranja”, cujo objetivo é orientar a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Ele é causado, principalmente, pela exposição excessiva ao sol e ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas, como rosto, pescoço e orelhas.
É importante observar qualquer mancha no corpo, até mesmo aquelas de nascença, e verificar se houve alteração na cor, no contorno e tamanho. Ao notar qualquer alteração ou surgimento de novas manchas, marcas ou lesões, procurar um médico para eliminar qualquer dúvida e, se for diagnosticado, dar início ao tratamento o quanto antes.
O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas:
• Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos;
• Câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.
Ambos os tipos são tratados, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os principais cuidados para a prevenção do câncer de pele são: evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, procurar lugares com sombra, usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas; e aplicar filtro solar com fator mínimo 30 na pele, antes de se expor ao sol.
Para diagnóstico da doença em Mato Grosso, a SES disponibiliza pontos de coleta de Material no Centro Estadual Regional de Média e Alta Complexidade (Cermac) e em ambulatórios espalhados pelo Estado. O tratamento para o câncer de pele é realizado no Hospital de Câncer (Hcan) e no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.
Notícias dos Poderes
Governo de MT publica convocação de 70 profissionais classificados no concurso público da SES
Convocações podem ser conferidas nas publicações do Diário Oficial de quarta e sexta-feira (15 e 17.01)
17 de Janeiro de 2025 as 12h34Mato Grosso lidera casos de hanseníase no Brasil; saiba como prevenir
Médico dermatologista ressalta que doença tem tratamento e cura
17 de Janeiro de 2025 as 08h32Sindicato dá prazo de 72h para Hospital quitar dívidas trabalhistas
Profissionais de enfermagem estão com os salários atrasados e benefícios pendentes
16 de Janeiro de 2025 as 18h02Risco de doenças cresce após fortes chuvas; SES alerta para cuidados
Além do risco de acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras, o contato com a água contaminada aumenta a chance de transmissão de doenças graves
16 de Janeiro de 2025 as 08h21Inscrições para o Seletivo da Saúde encerrarão na próxima terça, 21
As vagas são para formação escolar de níveis fundamental, médio e superior e os salários variam entre R$1.743,24 e R$8.561,56
14 de Janeiro de 2025 as 17h44Casos de chikungunya aumentam em MT e SES alerta para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti
13 de Janeiro de 2025 as 07h10Casos de dengue em 2024 passam de 6,4 milhões; mortes somam 5,9 mil
O coeficiente de incidência da dengue, até o dia 28 de dezembro, era de 3.193,5 casos para cada 100 mil habitantes
03 de Janeiro de 2025 as 15h05Construções dos quatro novos Hospitais Regionais avançaram em 2024; veja status
Obra que mais evoluiu no último ano foi a de Alta Floresta, que saiu de 33% para 80%, um avanço de quase 50% na edificação
03 de Janeiro de 2025 as 09h31