Ações estratégicas
SES elabora plano de contingência para enfrentamento da dengue e outras arboviroses
Documento contém as ações estratégicas a serem adotadas pelo Estado e municípios Fernanda Nazário | SES-MT
Saúde | 09 de Fevereiro de 2024 as 07h 00min
Fonte: Fernanda Nazário | SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) elaborou um Plano de Contingência para enfrentamento das arboviroses zika, dengue e chikungunya. O documento contém as ações estratégicas a serem adotadas pelo Estado e municípios com o objetivo de fortalecer a prevenção e controle das doenças em Mato Grosso.
De acordo com o plano, disponível neste link, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES irá monitorar os indicadores epidemiológicos, entomológicos e operacionais; o aumento na procura por unidades de saúde por pacientes com suspeita de dengue, chikungunya ou zika ou aumento no número de internações; a execução das ações do Plano de Contingência Estadual no âmbito regional e também fará a avaliação das ações propostas nos planos de contingência regionais.
O plano traz ainda atividades específicas a serem executadas em cada cenário de alerta, com base nos indicadores de transmissão dos municípios. O cenário será classificado em silencioso, risco inicial, risco moderado e alto risco.
“Não medimos esforços no enfrentamento das arboviroses. Capacitamos constantemente os profissionais da saúde, seja no manejo correto dos casos suspeitos ou na vigilância ambiental. Além disso, mantemos a distribuição de insumos estratégicos, como medida complementar ao controle dos vetores. O Estado está fazendo o dever de casa, mas é necessário unirmos esforços contra as doenças”, diz o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Conforme o último boletim epidemiológico da SES, de janeiro a 02 de fevereiro de 2024 foram notificados 2.689 casos de dengue, sendo 1.496 confirmados e um óbito. As notificações de zika chegaram a 10, mas nenhuma foi confirmada até o momento. Já os dados de chikunguya apontam para 176 notificações, sendo 132 casos confirmados. Nesse período, não houve registro de óbito em razão da zika ou chikungunya.
O secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, Juliano Melo, entende que os dados mais recentes são indicadores da necessidade de uma estratégia de trabalho mais alinhada entre Estado e municípios para frear o número de casos e minimizar os efeitos de um processo de epidemia.
“O Plano de Contingência norteia as ações e medidas de controle no âmbito do Estado, com o objetivo de tornar mínimos os efeitos de um processo da epidemia na população. No documento, foram definidas as responsabilidades para direcionar as ações no nível central estadual, visando a organização e a integralidade dos serviços de prevenção e controle de epidemias, evitando assim a elevação dos níveis de taxa de incidência e altas taxas de letalidade por dengue, chikungunya, zika”, destaca o gestor.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, explica que a definição das ações com base no cenário dos municípios tem por objetivo organizar os trabalhos de vigilâncias epidemiológica, laboratorial, de controle de vetores e da assistência. “Dessa forma, conseguimos ser céleres nas tomadas de decisões e na instalação oportuna das medidas de contenção”, pontua Alessandra.
Além do setor de vigilância epidemiológica da SES, integram o Plano de Contingência o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT), a Gerência de Controle de Vetores e Zoonose da SES, a Vigilância Sanitária da SES e a rede de atenção em saúde, por meio dos hospitais e unidades básicas de saúde.
O documento ainda estabelece que, caso o cenário seja de alto risco e as ações emergenciais não deem a resposta desejada, a SES irá acionar o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes).
Plano de Contingência contra dengue
Notícias dos Poderes
Medicamentos terão redução de preço neste mês com mudança de imposto
Serão impactados 3.181 itens como produtos novos, genéricos, similares, biológicos, fitoterápicos e terapia avançada
08 de Outubro de 2024 as 09h58Problemas cardíacos levaram mais de 8 mil a internações emergenciais em MT em 2023
Levantamento mostra que mais de 93% das internações por problemas cardíacos em Mato Grosso são emergenciais
02 de Outubro de 2024 as 19h32SES notifica empresa para manter UTI do Hospital Regional de Sinop funcionando
A notificação evita a interrupção do serviço essencial para as crianças da região norte de Mato Grosso
26 de Setembro de 2024 as 18h32Prefeitura de Sinop faz mutirão de consultas pré-cirúrgicas para pacientes ginecológicas
26 de Setembro de 2024 as 14h08SES alerta municípios para baixa aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes
Faixa etária, de menores de 10 a 14 anos, apresenta o maior número de hospitalizações pela doença no Brasil
26 de Setembro de 2024 as 13h52Anvisa proíbe uso e venda de termômetros e medidores de pressão cardíaca com mercúrio no Brasil; entenda
Serviços de saúde devem buscar alternativas digitais, sem a presença do elemento na composição
25 de Setembro de 2024 as 10h01Pesquisadores britânicos descobrem novo grupo sanguíneo
Descoberta desvenda mistério que existia há 50 anos
21 de Setembro de 2024 as 07h04Voluntários fazem ação para detectar crianças com problemas de audição
Iniciativa visa diagnosticar casos silenciosos que possam atrapalhar no processo de aprendizagem
17 de Setembro de 2024 as 15h25