Para grávidas
SES distribui 15 mil vacinas contra vírus sincicial respiratório para municípios
Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação
Saúde | 08 de Dezembro de 2025 as 07h 18min
Fonte: Ses MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu 15.580 doses da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório, que previne doenças como a bronquiolite e a pneumonia, e começou a distribuição aos municípios nesta sexta-feira (5.12). A vacinação será destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 1,8 milhão de doses. A ideia da vacinação é que os anticorpos sejam transferidos aos bebês, protegendo-os nos primeiros meses de vida contra as infecções respiratórias agudas graves.
“É muito importante que as grávidas a partir da 28ª semana de gestação procurem os postos de saúde para se vacinar. Vamos evitar que as crianças fiquem doentes nos primeiros meses de vida e diminuir as hospitalizações e complicações associadas ao vírus”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Em Mato Grosso, a estimativa é de que 57.932 gestantes estejam aptas a receber a vacina, administrada em dose única e sem restrição de idade materna. A indicação é de uma dose a cada gestação.
Segundo a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES em substituição, Alessandra Moraes, o vírus sincicial respiratório é um dos principais agentes etiológicos de infecções do trato respiratório inferior em lactentes, incluindo bronquiolite e pneumonia.
“Estas doenças são frequentemente associadas a altas taxas de hospitalização e a risco aumentado de complicações graves. A vacinação contra o vírus sincicial respiratório é a melhor forma de as grávidas protegerem seus filhos”, disse.
A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação das Gestantes, assim como a dupla adulto, vacina dTpa, hepatite B, influenza e Covid-19.
“Ao procurar o posto de saúde mais próximo, as grávidas que estão com alguma dose em atraso podem aproveitar a oportunidade para tomar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) junto com outras vacinas de rotina, como a da influenza e a da Covid-19, pois não há nenhum problema”, afirmou.
Distribuição das doses da vacina em Mato Grosso
O coordenador estadual de Imunização da SES, Marx Camarão, informou que o envio é feito inicialmente aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), proporcionalmente ao número de gestantes a partir da 28ª semana e, depois, as doses serão repassadas aos municípios.
“Cada município vai receber as doses do Escritório Regional correspondente e depois vai distribuir entre os seus postos de saúde. Na Baixada Cuiabana, a previsão é de que os municípios recebam as doses até a próxima quarta-feira (10.12)”, explicou o coordenador.
A vacina deverá ser entregue ao ERS de Rondonópolis entre terça e quarta-feira (9 e 10.12) e aos ERS de Alta Floresta, Colíder, Peixoto de Azevedo e Sinop, entre terça e sexta-feira (9 a 12.12).
Os ERS de Água Boa, Barra do Garças, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia devem receber as doses entre 15 e 19 de dezembro e os ERS de Diamantino, Juara, Juína e Tangará da Serra, entre 16 e 19 de dezembro.
“Esta vacina entrará como rotina da gestante e não como campanha pontual, ou seja, ficará disponível ao longo de todo o ano, conforme norma do Programa Nacional de Imunizações”, concluiu o coordenador.
Notícias dos Poderes
Coletas de exames nos CIA’s Jacarandás, André Maggi e Umuarama serão suspensas na quinta-feira (11)
08 de Dezembro de 2025 as 14h40Estado registra 500 mortes por Aids em apenas três anos
08 de Dezembro de 2025 as 07h16MPF investiga falta de servidores do INSS em 5 cidades de MT
08 de Dezembro de 2025 as 07h30Hospital Central do Estado recebe equipamento para execução de cirurgias robóticas
Sistema Da Vinci XI possibilitará procedimentos de robótica em cirurgia geral, coloproctologia, aparelho digestivo, urologia, cirurgia oncológica, ginecologia e cirurgia pediátrica
05 de Dezembro de 2025 as 08h20Vai viajar nas férias? Não se esqueça de incluir vacinas no checklist de viagem
Aumento nos casos de sarampo no mundo reforça a importância de conferir a caderneta de vacinação. Veja quais doses tomar, de acordo com seu destino
05 de Dezembro de 2025 as 13h33Mortes por malária voltam a subir, e OMS alerta para resistência a medicamentos
Relatório anual aponta 610 mil mortes e 282 milhões de casos; agência destaca avanços na vacinação
05 de Dezembro de 2025 as 12h31Prefeitura de Sinop abre UCT neste sábado (6) para reforçar estoque de sangue
04 de Dezembro de 2025 as 17h45Epidemia silenciosa: doença renal crônica é a 9ª causa de morte no mundo
É o que mostra estudo publicado na revista científica The Lancet, que analisou dados de 204 países, incluindo o Brasil
04 de Dezembro de 2025 as 10h58