Ouvidoria do SUS
Serviço de comunicação com paciente da saúde chega a mais 42 municípios de MT
Estado está trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde para apoiar na instalação da Ouvidoria Municipal de Saúde
Saúde | 30 de Dezembro de 2021 as 18h 26min
Fonte: Rose Velasco - SES-MT

A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu mais de R$ 300 mil no Estado de Mato Grosso para a ampliação do serviço para as Secretarias Municipais de Saúde de 42 municípios. Esse investimento, proveniente do Ministério da Saúde, incluiu a compra de 68 computadores.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) também realizou curso de capacitação no Sistema OuvidorSUS e o monitoramento da implantação do serviço nas Secretarias Municipais. O canal visa estabelecer relacionamento democrático entre a gestão de Saúde Pública e usuários do SUS.
De acordo com a Ouvidoria Setorial da SES-MT, ainda estão disponíveis 17 computadores para os municípios que tiverem interesse em implantar o serviço. Para aderir ao serviço, o gestor de Saúde do município precisa assinar o termo de adesão junto ao Ministério da Saúde e designar um profissional para o cargo de ouvidor.
Os municípios que já estão com a Ouvidoria do SUS em funcionamento são: Acorizal, Água Boa, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Taquari, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Castanheira, Cotriguaçu, Diamantino, Dom Aquino, Guiratinga, Itaúba, Itiquira, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Nova Guarita, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Novo Horizonte do Norte, Paranaíta, Paranatinga, Poconé, Pontal do Araguaia, Porto Estrela, Querência, Reserva do Cabaçal, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Notícias dos Poderes
Laboratório identifica circulação de nova variante da Covid em MT
Até o momento, não há evidências de que variante esteja associada a formas mais graves
19 de Setembro de 2025 as 09h18UCT Sinop está com estoque baixo e convoca população para doações de todas as tipagens
17 de Setembro de 2025 as 12h32Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38