Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 04 de Julho de 2025

Menu

Programa jovem aprendiz

Senac-MT iniciará primeira turma de aprendizagem profissional 100% PCD em Sinop

Curso em parceria com uma rede de supermercados do Nortão integra o projeto ‘PCD no Comércio’, que visa promover qualificação e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Saúde | 02 de Julho de 2025 as 11h 16min
Fonte: Maicon Oliveira - Senac-MT

Foto: Senac-MT

O Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso) dá mais um passo concreto pela inclusão e empregabilidade com o início da sua primeira turma do programa Jovem Aprendiz composta exclusivamente por pessoas com deficiência (PCDs), em Sinop (a 480 km de Cuiabá), a partir desta quinta-feira (3).

Com idades entre 14 e 24 anos, os 20 alunos foram matriculados no curso de ‘Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados’, promovido pelo Senac-MT em parceria com o Machado Supermercado.

A turma cumprirá uma carga horária semanal de 20 horas, distribuídas de segunda a sexta-feira. Três vezes por semana, os estudantes terão aulas teóricas no Senac Sinop, e nos outros dois dias participarão de atividades práticas supervisionadas diretamente na unidade parceira da rede supermercadista.

Amanhã, a partir das 13h, será realizada uma reunião de acolhida e orientações sobre o programa, com a participação dos alunos, pais, responsáveis e representantes do Senac-MT e da empresa parceira.

Além disso, ao longo desta semana estão sendo desenvolvidas estratégias de acolhida e preparação, com ações de sensibilização, alinhamento e orientação voltadas aos alunos de outros cursos profissionalizantes e aos colaboradores do Senac.

 

PCD no Comércio

A iniciativa integra o projeto ‘PCD no Comércio’, criado para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso à formação profissional de qualidade e oportunidades reais no mundo do trabalho.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a inclusão precisa ser vivida de forma prática e sistêmica.

"Nossa missão é gerar oportunidades para todos. Este curso mostra que o Senac-MT está comprometido com a formação de profissionais diversos, capazes e preparados para contribuir com o setor de comércio e serviços. Iniciativas como essa fortalecem nosso propósito de transformar vidas por meio da educação", destaca Wenceslau Júnior.

De acordo com dados recentes, Mato Grosso possui cerca de 186 mil pessoas com deficiência, mas apenas 7.582 estão inseridas no mercado formal de trabalho. A maioria enfrenta obstáculos como baixa escolaridade, falta de acessibilidade e preconceito.

Programas de qualificação profissional, como o 'PCD no Comércio', são fundamentais para transformar a realidade das pessoas com deficiência, afirma o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.

"Acreditamos que inclusão não é apenas acesso, mas permanência, participação e valorização. Este curso representa um modelo de educação que respeita a diversidade e prepara o jovem para atuar com autonomia, consciência e excelência", afirma Dahmer.

 

Programa Jovem Aprendiz

O Programa de Aprendizagem do Senac-MT é reconhecido por formar jovens com domínio técnico, atitude empreendedora e visão crítica, preparados não apenas para o mercado, mas também para o exercício pleno da cidadania.

O curso profissionalizante terá como foco a formação de aprendizes aptos a atuar em supermercados e estabelecimentos varejistas. Os alunos serão capacitados para executar atividades como organização, reposição e precificação de mercadorias, atendimento ao cliente, controle de estoque, prevenção de perdas e noções de logística.

O conteúdo também inclui temas essenciais para a vida pessoal e profissional, como educação financeira, desenvolvimento socioemocional, letramento digital e comunicação para vendas.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.