Saúde
Secretário de saúde diz que 10% da população resiste a tomar vacina
Governo intensificou campanhas e explica que imunização é o que assegura flexibilização de medidas
Vacinação | 22 de Novembro de 2021 as 11h 49min
Fonte: Mídia News

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que 10% da população apta a ser vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso ainda resiste à imunização e apontou que apenas uma cobertura vacinal significativa poderá garantir o retorno à normalidade.
Segundo os últimos dados divulgados pelo Governo do Estado, 89% da população já tomou a primeira dose da vacina, enquanto pouco mais de 61% completou o esquema de imunização – ou seja, já tomou as duas doses ou a dose única da vacina.
“Algo em torno de 10% da população ainda resiste [a tomar vacina] e o triste é que, dentro desse grupo, temos pessoas que são influenciadores. Inclusive, tem profissionais da área da saúde que se recusam a vacinar”, disse.
“E essa decisão individual acaba comprometendo toda uma necessidade de pensamento coletivo. A pessoa está vulnerável e pode contaminar outros caso ela seja infectada”, acrescentou. Figueiredo, por essa razão o Governo intensificou as campanhas de vacinação para convencer os cidadãos, inclusive com o anúncio da liberação da dose de reforço para toda a população acima de 18 anos.
“É muito importante que a gente tenha uma cobertura vacinal ampla, de 90% ou acima, para a gente pensar em flexibilizar ou até extinguir o uso de máscara”, disse.
Atualmente, Mato Grosso tem registrado cada vez menos casos de infecção e de mortes por Covid-19. No final de semana, por exemplo, foram notificados apenas dois óbitos em todo o Estado.
O secretário salientou que, na maior parte dos casos, as mortes são de pacientes que não foram vacinados e que acabam tendo casos graves da doença, dependendo de internação em hospitais.
“O paciente que ainda não vacinou é o maior usuário dos leitos hospitalares nesse momento. São aqueles que teimam em não se vacinar”, afirmou.
Notícias dos Poderes
Vacinação aos sábados, confira os locais e programação para julho
30 de Junho de 2022 as 17h57UTIs de MT voltam a lotar e 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina
Dos 101 pacientes que estão internados pela Covid-19, em UTIs de Mato Grosso, 92 não tomaram todas as doses da vacina
28 de Junho de 2022 as 10h33Vacina contra gripe será disponibilizada para público geral a partir de amanhã
24 de Junho de 2022 as 14h24Anvisa determina recolhimento do remédio losartana
Produtos devem ser retirados das farmácias em até 120 dias
23 de Junho de 2022 as 14h21Nova cepa da dengue é identificada em Mato Grosso
Nova linhagem do vírus, a cosmopolita, foi descoberta após uma pesquisa realizada pela Fiocruz
23 de Junho de 2022 as 11h27‘‘Rasgaram minhas partes íntimas’’, diz jovem que acusa suposta violência obstétrica no HRS
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso instaurou sindicância para apurar a denúncia
22 de Junho de 2022 as 10h15