Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 24 de Fevereiro de 2024

Menu

Prevenção

Secretaria de Saúde fará campanha de orientação e combate da Sífilis

Neste ano de janeiro a setembro já somam 405 casos, reflexo do aumento significativo na testagem no município

Saúde | 17 de Outubro de 2023 as 10h 12min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, curável, de evolução crônica causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis. A prevenção é essencial para evitar a propagação, por isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando o dia D de conscientização, que será no próximo sábado (21), no dia Nacional de Combate à Sífilis.

O uso consistente e correto de preservativos durante as relações sexuais é uma das formas mais eficazes de prevenir a sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Lembrando que a sífilis pode ser transmitida não apenas por meio de relações sexuais, mas também da mãe para o feto durante a gravidez, por isso a importância do acompanhamento médico durante a gestação. 

A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para combater a sífilis e suas complicações. A testagem rápida feita regularmente, especialmente para quem é sexualmente ativo, pode ajudar na detecção precoce da sífilis. Caso seja diagnosticado, o tratamento é fundamental para cura e também impede a disseminação.

De acordo com os dados epidemiológicos em 2022, 334 pessoas adquiriram sífilis. Neste ano de janeiro a setembro já somam 405 casos, reflexo do aumento significativo na testagem no município. Como resposta a esse cenário, no dia 21 de outubro, está programada uma iniciativa importante. Será realizada uma panfletagem orientativa para conscientizar a comunidade sobre a sífilis, suas formas de prevenção e a importância da testagem regular. 

Além disso, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará aberto das 7h às 16h30, oferecendo testagem gratuita para sífilis, HIV e hepatites virais B e C. Essas ações visam não apenas identificar casos precocemente, mas também promover a educação sobre a sífilis e incentivar a população a buscar testes regulares como parte de um esforço conjunto para controlar a disseminação da doença.