Prevenção
Secretaria de Saúde fará campanha de orientação e combate da Sífilis
Neste ano de janeiro a setembro já somam 405 casos, reflexo do aumento significativo na testagem no município
Saúde | 17 de Outubro de 2023 as 10h 12min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, curável, de evolução crônica causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis. A prevenção é essencial para evitar a propagação, por isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando o dia D de conscientização, que será no próximo sábado (21), no dia Nacional de Combate à Sífilis.
O uso consistente e correto de preservativos durante as relações sexuais é uma das formas mais eficazes de prevenir a sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Lembrando que a sífilis pode ser transmitida não apenas por meio de relações sexuais, mas também da mãe para o feto durante a gravidez, por isso a importância do acompanhamento médico durante a gestação.
A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para combater a sífilis e suas complicações. A testagem rápida feita regularmente, especialmente para quem é sexualmente ativo, pode ajudar na detecção precoce da sífilis. Caso seja diagnosticado, o tratamento é fundamental para cura e também impede a disseminação.
De acordo com os dados epidemiológicos em 2022, 334 pessoas adquiriram sífilis. Neste ano de janeiro a setembro já somam 405 casos, reflexo do aumento significativo na testagem no município. Como resposta a esse cenário, no dia 21 de outubro, está programada uma iniciativa importante. Será realizada uma panfletagem orientativa para conscientizar a comunidade sobre a sífilis, suas formas de prevenção e a importância da testagem regular.
Além disso, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará aberto das 7h às 16h30, oferecendo testagem gratuita para sífilis, HIV e hepatites virais B e C. Essas ações visam não apenas identificar casos precocemente, mas também promover a educação sobre a sífilis e incentivar a população a buscar testes regulares como parte de um esforço conjunto para controlar a disseminação da doença.
Notícias dos Poderes
Vacina contra dengue reduziu mais de 80% das mortes
Segundo ministro, casos da doença reduziram em 70%
09 de Maio de 2025 as 14h10'Epidemia silenciosa': Brasil tem uma vítima de trânsito nas emergências do SUS a cada 2 minutos
Estudo mostrou que as internações por acidentes custaram R$ 3,8 bilhões ao SUS em despesas diretas nos últimos 10 anos
08 de Maio de 2025 as 12h30Mais Médicos abre 89 vagas em Mato Grosso em mais de 50 municípios
A iniciativa busca ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando regiões com menor proporção de médicos por habitante
08 de Maio de 2025 as 07h41Sinop realiza Dia D de Vacinação neste sábado com todas as UBS’s e CIA’s abertas
06 de Maio de 2025 as 10h31UBS’s de Sinop funcionarão em ponto facultativo para reforçar atendimento à população
30 de Abril de 2025 as 14h13Mato Grosso é o estado com mais casos de Hanseníase do país e segunda menor taxa de cura
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos
28 de Abril de 2025 as 08h17Atendimento a bebês prematuros cresce 24% nos Bancos de Leite Humano de MT
Secretaria de Estado de Saúde também registrou aumento no total de mães doadoras e da quantidade de leite humano coletado
28 de Abril de 2025 as 07h42Anvisa aprova 1º tratamento que promete retardar Alzheimer
Kisunla, da Eli Lilly, promove a remoção das placas amiloides no cérebro, desacelerando o avanço da doença
24 de Abril de 2025 as 08h02