Prevenção
Secretaria de Saúde fará campanha de orientação e combate da Sífilis
Neste ano de janeiro a setembro já somam 405 casos, reflexo do aumento significativo na testagem no município
Saúde | 17 de Outubro de 2023 as 10h 12min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, curável, de evolução crônica causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis. A prevenção é essencial para evitar a propagação, por isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando o dia D de conscientização, que será no próximo sábado (21), no dia Nacional de Combate à Sífilis.
O uso consistente e correto de preservativos durante as relações sexuais é uma das formas mais eficazes de prevenir a sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Lembrando que a sífilis pode ser transmitida não apenas por meio de relações sexuais, mas também da mãe para o feto durante a gravidez, por isso a importância do acompanhamento médico durante a gestação.
A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para combater a sífilis e suas complicações. A testagem rápida feita regularmente, especialmente para quem é sexualmente ativo, pode ajudar na detecção precoce da sífilis. Caso seja diagnosticado, o tratamento é fundamental para cura e também impede a disseminação.
De acordo com os dados epidemiológicos em 2022, 334 pessoas adquiriram sífilis. Neste ano de janeiro a setembro já somam 405 casos, reflexo do aumento significativo na testagem no município. Como resposta a esse cenário, no dia 21 de outubro, está programada uma iniciativa importante. Será realizada uma panfletagem orientativa para conscientizar a comunidade sobre a sífilis, suas formas de prevenção e a importância da testagem regular.
Além disso, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará aberto das 7h às 16h30, oferecendo testagem gratuita para sífilis, HIV e hepatites virais B e C. Essas ações visam não apenas identificar casos precocemente, mas também promover a educação sobre a sífilis e incentivar a população a buscar testes regulares como parte de um esforço conjunto para controlar a disseminação da doença.
Notícias dos Poderes
Medicina é o curso mais disputado no Enem nos últimos 4 anos em MT
Crescente interesse por essas graduações está relacionado à vocação dos candidatos, ao desejo de compreender o sofrimento humano e ao papel social das profissões, segundo professores
17 de Novembro de 2025 as 09h15Programa Fila Zero na Cirurgia realizou 450 mil procedimentos desde 2023
17 de Novembro de 2025 as 08h00Casos de câncer de próstata crescem 23%; médico cita fator idade
Segundo o oncologista Marcos Rezende, a doença é mais frequente em homens com 65 anos ou mais
17 de Novembro de 2025 as 09h25Thaciel Camargo é eleito conselheiro do CRC-MT; Chapa 1 vence com 52% dos votos
14 de Novembro de 2025 as 10h56Novembro Azul: UBS’s abrem em horário estendido para atender a saúde do homem na terça-feira (18)
Os atendimentos precisam ser agendados na UBS de referência do paciente, com antecedência
14 de Novembro de 2025 as 10h43Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais
13 de Novembro de 2025 as 11h35UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
13 de Novembro de 2025 as 11h33Como a creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro
Após consolidar seu papel na performance muscular, a creatina passa a ser estudada como potencial aliada do cérebro, mas evidências atuais estão longe de consenso
13 de Novembro de 2025 as 13h45