Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 07 de Outubro de 2025

Menu

Em Peixoto de Azevedo

Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT

Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.

Saúde | 06 de Outubro de 2025 as 14h 28min
Fonte: Unica News

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informou que o caso suspeito de intoxicação por metanol em Peixoto de Azevedo (a 692 km de Cuiabá) foi descartado.

O paciente estava internado e sob cuidados no Hospital Regional de Peixoto de Azevedo.

Após uma análise técnica detalhada do prontuário médico e dos exames laboratoriais, o Cievs concluiu que os resultados eram incompatíveis com o envenenamento por metanol. Dessa forma, o caso foi oficialmente descartado para fins de vigilância epidemiológica.

Alerta por surto em São Paulo

O protocolo de investigação foi acionado devido a um cenário de risco nacional. Na semana anterior, o Cievs havia emitido um Comunicado de Risco para todos os profissionais de saúde de Mato Grosso.

O alerta foi motivado por um surto de intoxicação por metanol registrado em São Paulo, associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

O documento enviado aos hospitais e clínicas detalhou os sintomas, os exames essenciais e os protocolos de tratamento, ressaltando a necessidade de uma resposta coordenada e vigilância ágil para a detecção precoce de possíveis surtos no estado.

Embora o caso em Peixoto de Azevedo tenha sido descartado, a SES-MT mantém o alerta para que os profissionais continuem vigilantes.