Imunização
Saúde ressalta importância de manter o cartão de vacinas atualizado
Saúde | 23 de Maio de 2024 as 11h 47min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Manter a caderneta de vacinação das crianças sempre atualizada, significa que você papai e mamãe estão garantindo o cuidado do seu filho, protegendo contra vírus ou bactérias que estão em circulação. E esse cuidado deve se estender a todos, seja adolescente, adultos e idosos, o cuidado individual impacta no coletivo.
O Calendário Nacional de Vacinação respeita a necessidade de proteção de cada faixa etária de acordo com suas possibilidades de infecção. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressalta a importância de manter o documento sempre atualizado. E para ofertar oportunidade a todos de se vacinarem, aos sábados são disponibilizados sete pontos de atendimento.
As salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, juntamente com os Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás e André Maggi, estarão abertas neste sábado (25), das 7h30 às 16h30, sem intervalo.
A população interessada deve comparecer nos locais acima informados, portando documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacinas. Serão ofertadas vacinas de rotina, contra a COVID-19, da gripe e da dengue. Além disso, nos CIA’s terá ainda a vacina BCG para os recém-nascidos.
O coordenador de imunização, João Gustavo Breganó, ressalta que o meio mais eficaz de prevenção ainda é a vacina. “A vacina salva vidas, é preciso que a população se conscientize sobre a importância de manter o cartão de vacinas atualizado. Desta forma podemos evitar casos graves de doenças e ter uma vida mais saudável”, pontuou.
Notícias dos Poderes
Laboratório identifica circulação de nova variante da Covid em MT
Até o momento, não há evidências de que variante esteja associada a formas mais graves
19 de Setembro de 2025 as 09h18UCT Sinop está com estoque baixo e convoca população para doações de todas as tipagens
17 de Setembro de 2025 as 12h32Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38