Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 03 de Julho de 2022

Menu

Saúde

Saúde registra queda no Índice de infestação do mosquito da dengue

Cuidados devem continuar

Dengue | 03 de Fevereiro de 2022 as 14h 39min
Fonte: Assessoria

Foto: Reprodução

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), neste ano, aponta que o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue está em 7,1% em Sinop. Apesar de estar acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, houve redução em relação à última pesquisa, realizada no final do ano passado, quando foi alcançado 9,2%.

O levantamento, feito por amostragem, foi realizado entre os dias 24 à 28 de janeiro, período em que os agentes visitaram 2.067 imóveis em diversos bairros do município. Durante a realização da pesquisa, os agentes identificaram que pouco mais da metade dos criadouros encontrados e eliminados correspondiam a lixo doméstico, de fácil remoção e localizados dentro das próprias residências.

Apesar da redução no índice, a Secretaria Municipal de Saúde mantém as recomendações de cuidados à população, como a manutenção de limpeza nos quintais, calhas, vasos de plantas, eliminação de depósitos que acumulem água, entre outros.  Mais três levantamentos devem ser realizados no decorrer deste ano para acompanhamento.

De janeiro até ontem (02), foram notificados 535 casos suspeitos da doença. Destes, 45 estão confirmados como dengue, sendo que um evoluiu para óbito. Outros 489 notificados seguem em investigação pela equipe do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

AÇÕES DA PREFEITURA

Os agentes de combate às endemias seguem atuando ao combate do Aedes Aegypti. Nesta sexta-feira (04), um mutirão de limpeza no Jardim das Orquídeas está programado para iniciar às 7h30. Na ocasião, a Secretaria de Obras disponibilizará três caçambas para recolher materiais que possam acumular água. As caçambas estarão nos seguintes pontos: rua Érica esquina rua Aleluias; rua Celestinas esquina rua Aleluias e rua Eugênias esquina rua Aleluias.

Já na próxima sexta-feira (11), os trabalhos serão no Cemitério Municipal, onde os agentes realizarão uma vistoria em todo o local para identificação e eliminação de possíveis focos.