Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Prevenção

Saúde faz distribuição de preservativos em pontos estratégicos com foco na prevenção de ISTs

O objetivo é atingir um número maior de pessoas

Saúde | 28 de Junho de 2023 as 11h 33min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

Diante da baixa procura por preservativos, que estão disponíveis de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde do município, a Secretária de Saúde iniciou uma ação de distribuição em pontos estratégicos de grande movimentação, para auxiliar na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atingindo desta forma um número maior de pessoas. 

O médico e coordenador do SAE, Walther Esteves Lima, ressalta a importância do preservativo. “A camisinha continua sendo a principal forma de prevenção para as infecções sexualmente transmissíveis. Precisamos continuar estimulando e alertando as pessoas para a necessidade de usar o preservativo, e não esquecer nunca de fazer a testagem com regularidade, como forma de prevenção”, pontuou.  

As ações de conscientização e orientação sobre a prevenção das ISTs são trabalhadas durante todo o ano, e agora conta com a distribuição de preservativos em postos de combustíveis da cidade, onde são disponibilizadas camisinhas dentro dos banheiros femininos e masculinos, junto com um cartaz com o tema: “TODO DIA É DIA DE COMBATER AS ISTs, USE CAMISINHA”. 

O gerente de um posto de combustíveis parceiro da ação, Samuel Alves Seri, destaca a relevância do trabalho. “É muito importante, um trabalho que não tinha antes, e que estamos apoiando. Aqui passa muita gente, vida de motorista/caminhoneiro é corrida e estando disponível no banheiro pode incentivar e ajudar na prevenção”, frisou. 

Odenir Francisco Zappani é gerente de um posto de combustíveis 24hs, e também está apoiando a ação. “Como aqui é um posto que fica aberto o dia todo, não para, é fluxo de gente o tempo todo. E colocando o preservativo no banheiro a vista de todos, além de ajudar na prevenção de doenças pode evitar a gravidez indesejada. A sociedade precisa de conscientizar mais”, ressaltou.