Baixa procura
Saúde alerta sobre importância da vacinação contra gripe para evitar circulação do vírus
Da meta de aproximadamente 43 mil pessoas, a cobertura ainda não atingiu 30%
Saúde | 24 de Maio de 2022 as 10h 41min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

A campanha nacional de imunização contra Influenza, popularmente conhecida como gripe, está em andamento desde abril e a procura das pessoas que formam o público-alvo em Sinop segue baixa. Da meta de aproximadamente 43 mil pessoas, a cobertura ainda não atingiu 30%. A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, destaca que a Secretaria oferece o imunizante em vários pontos da cidade de segunda à sexta-feira, além de fazer ações especiais aos sábados, também em diferentes localidades. “É de suma importância a vacina da influenza. Estamos com a campanha desde abril e é interessante que as pessoas procurem as unidades e deixem o cartão de vacinas atualizado. É uma forma de prevenir e de impedir que o vírus se fortaleça e propague”, pontuou.
A sensação de falsa segurança pode ser um dos motivos causadores da baixa procura. É o que aponta a coordenadora de Imunização e Rede Frio, Sirlei Castilho. “Por conta do vírus ainda não estar circulando na nossa região, as pessoas estão com essa falsa sensação de que não vão contrair a gripe nesse período”, destacou.
Ela lembra que o vírus sofre constante mutação e a vacinação, ofertada anualmente, é fundamental para que a pessoa não sofra complicações em decorrência da doença. “A vacina ofertada pelo Ministério da Saúde é a trivalente, que é a H1N1, H3N2 e um sorotipo B, que são os vírus mais comuns e que se o indivíduo com uma saúde mais prejudicada chegar a contrair o vírus, a chance de internação, complicação e até a morte é bem maior”, reforçou.
A campanha, iniciada pelo Governo Federal em abril, tem como objetivo vacinar os seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; membros das forças de segurança e salvamento e forças armadas e, trabalhadores portuários. Destes grupos, a menor procura tem sido de crianças, gestantes e puérperas. Já os idosos e os trabalhadores são os grupos que têm procurado pelo imunizante com mais frequência.
Para vacinar, além de compor os grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde, o munícipe deve apresentar documentos pessoais, cartão SUS e o cartão de vacinação.
Confira os locais de vacinação
De segunda à sexta-feira - das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30:
UBS Sabrina
UBS São Francisco
UBS Nações
UBS Oliveiras
UBS Palmeiras
UBS Primaveras
UBS Camping Club
UBS São Cristóvão
UBS Ibirapuera
UBS Maria Vindilina II
CIA Jacarandás - das 7h às 17h30
CIA André Maggi - das 7h às 17h30
CIA Umuarama - das 7h às 17h30
Segundas, quartas e sextas-feiras - das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30:
UBS Alto da Glória
UBS Gente Feliz
Confira os locais de vacinação de sábado – 8h às 17h:
UBS Sabrina
UBS São Francisco
UBS Ibirapuera
UBS Nações
UBS Palmeiras
UBS Primaveras
UBS Maria Vindilina II
CIA Jacarandás
CIA André Maggi
Notícias dos Poderes
Americano é diagnosticado com peste negra após levar picada de pulga enquanto acampava
27 de Agosto de 2025 as 07h25SES realiza ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
A iniciativa foi organizada com objetivo de proteger as gerações presentes e futuras, promovendo a redução do uso do tabaco pela população
26 de Agosto de 2025 as 17h53TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01