Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 13 de Setembro de 2025

Menu

Humanização

Santo Antônio inaugura sala de acolhimento para mães de recém-nascidos

“A sala é um espaço para acolher as mães com filhos internados na UTI neonatal. Acolher as mães nesse momento é um ato importante para a aproximação da mãe e de seu filho...

Saúde | 26 de Abril de 2019 as 14h 44min
Fonte: Luciano André - Assessoria HSA

Foto: Luciano André - Assessoria HSA

O Hospital Santo Antônio entende que, para que o paciente tenha uma boa recuperação clínica, ele também precisa de cuidados humanizados e que a presença da família é fundamental para certos casos, principalmente quando se trata de crianças e recém-nascidos.

Na condição de único hospital do município que dispõe de UTI neonatal recebe pacientes, não só do município como das cidades vizinhas. Diante desse quadro, a administração do HSA voltou os olhos para as mães que têm seus pequenos em uma Unidade e inaugurou, na manhã dessa sexta-feira, 26, a sala Dom Henrique Froehlich.

“A sala é um espaço para acolher as mães com filhos internados na UTI neonatal. Acolher as mães nesse momento é um ato importante para a aproximação da mãe e de seu filho que também pode acompanhar e participar dos cuidados oferecidos pela equipe clínica de médicos, enfermeiros e técnicos”, ilustra a administradora hospitalar Andréia Queiroz.

A admistradora explica, ainda, que o projeto faz parte da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do Sistema Único de Saúde. “Tivemos muita ajuda para a concretização desse projeto. Nossas assistentes sociais, Andreza Gomes e Adriana Soder, nossa psicóloga Juliana Spaziani, o projeto Madrinhas por Amor e a doação de paciente. O que nós fizemos foi juntar todos os esforços e dar um maior conforto às mães que têm seus filhos recém-nascidos dependendo de uma UTI neo”.

Outros projetos sociais também são desenvolvidos pelo Hospital Santo Antônio. Precursor no tratamento contra o câncer dá amparo às pacientes mastectomizadas (que tiveram o seio retirado em função de ocorrência de câncer) fazendo a doação de sutiãs com próteses. A parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (REFECCS) também garante perucas às pacientes que, por causa da quimioterapia, perdem o cabelo.

 

Box

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde estão inseridos os recém-nascidos, é um setor complexo, de cuidados intensivos, direcionado aos bebês graves decorrentes de um parto complicado ou prematuro, uma cesariana não programa ou qualquer outra intercorrência apresentada pela mãe que cause risco a saúde do recém-nascido que necessite de uma hospitalização prolongada para a recuperação de sua saúde.

Dom Henrique, que é quem empresta o nome à sala de apoio às mães, foi bispo da diocese de Sinop. Ele foi transferido para Sinop em 25 de março de 1983, com a incumbência de liderar a construção de um hospital que atendesse pacientes do Sistema Único. Em agosto de 1989, foi protagonista na criação da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, que é quem gere o HSA. Em 1991, protagonizou, também, a inauguração do Hospital Santo Antônio em Sinop.

Além da administradora, participaram, ainda, da inauguração os diretores João Carlos Girardi, César Carbonari e o padre João Scheneider.