Atendimentos à população
Saiba quais são os serviços ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde
Em Sinop são 24 UBS’s, que contam com 37 Equipes de Saúde da Família (ESF) e duas Equipes de Atenção Primária (EAP)
Saúde | 22 de Agosto de 2023 as 11h 08min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), que existe para garantir que todo cidadão tenha acesso a medidas sociais e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Em Sinop são 24 UBS’s, que contam com 37 Equipes de Saúde da Família (ESF) e duas Equipes de Atenção Primária (EAP), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
As UBS’s são responsáveis pelo atendimento médico básico e preventivo da população, com uma equipe de profissionais que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, entre outros, onde são ofertadas uma variedade de serviços, como: acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento odontológico, curativo, dispensação de preservativos, consulta e atendimento de enfermagem, exame preventivo (câncer de colo de útero), imunização (vacinas), consultas médicas, nebulização, administração de medicamentos, procedimentos ambulatoriais, planejamento familiar, visitas domiciliares, testes rápidos, acompanhamento de doenças crônicas e atendimento integral à saúde da família.
Além disso, as UBS’s também realizam atividades educativas e de promoção da saúde, com a realização de grupos de prevenção, que abordam temas diversos, com o objetivo de prevenir doenças e promover hábitos de vida saudáveis. A secretária de saúde, Daniela Galhardo, reforça que as unidades são fundamentais para garantir que os cuidados de saúde estejam disponíveis e acessíveis para toda população, independentemente da sua situação financeira ou social.
“A UBS é o primeiro local que a população deve procurar quando não se trata de emergências. É na unidade que o morador terá acesso às especialidades básicas, e quando o atendimento não é possível ser feito na UBS, ele é encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA André Maggi ou Policlínica Menino Jesus - 24hs), ou para outros serviços de maior complexidade, se for necessário. É importante frisar que quando o paciente é atendido na UPA, ele é orientado a procurar uma UBS para fazer o acompanhamento da saúde”, explicou Galhardo.
Notícias dos Poderes
Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31