Prevenção e orientação
Saiba o que é o planejamento familiar oferecido na atenção primária
O paciente que tem interesse em participar do planejamento familiar, deve informar o desejo na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência
Saúde | 24 de Julho de 2023 as 13h 25min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A Secretaria de Saúde oferta diversos serviços na Atenção Primária à Saúde no município, e um deles é o Planejamento Familiar, que consiste num conjunto de ações criadas com o objetivo de orientar mulheres e homens sobre métodos contraceptivos, prevenção de gravidez não desejada e direito de escolha de ter filhos ou não.
O paciente que tem interesse em participar do planejamento familiar, deve informar o desejo na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, onde terá acesso à informação, orientação sobre os métodos mais eficazes e seguros, e indicações da melhor opção, de acordo com o histórico de cada um. Neste processo a pessoa ou casal, tem apoio e acompanhamento da equipe médica.
A secretária de saúde, Daniela Galhardo, ressalta que o intuito é contribuir por meio de orientação, para que o paciente tenha a vida sexual com segurança e saúde, pensando sempre no bem estar físico e mental. “Entendemos que essa etapa da vida é muito importante e, devemos e podemos auxiliar com orientações, acompanhamento, entre outras ações desenvolvidas nas unidades de saúde. O planejamento familiar é fundamental para que a pessoa ou o casal tenha acesso às melhores alternativas alinhadas às suas vontades”, explicou.
O atendimento inicia na UBS, e quando o paciente decide que não quer aumentar a família, ele é encaminhado para o Serviço de Assistência Especializada (SAE). Para os métodos permanentes (laqueadura e vasectomia), é preciso atender os pré-requisitos, conforme a Lei de nº 14.443. No SAE a pessoa passa por consulta, reunião de planejamento familiar com a equipe multidisciplinar de aconselhamento, que é composta por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social, e em seguida é encaminhada para a realização do procedimento.
A enfermeira Lucia Mendes da Silva Tomaz, destaca que as reuniões são realizadas mensalmente de acordo com a demanda. “Quem deseja participar dessas reuniões é só procurar uma UBS que o pessoal encaminha o caso para o nosso setor. Nós reforçamos as orientações em relação aos métodos, como eles funcionam, os riscos, benefícios e, também falamos sobre a prevenção das ISTs. Além disso, o SAE oferece também todo o apoio para casais que desejam engravidar”, detalhou.
Outro método ofertado para as mulheres é o Dispositivo Intrauterino (DIU). Esse serviço é ofertado já em algumas UBS’s, e as que não fazem a inserção, encaminham a paciente para realizar o procedimento no Serviço de Assistência Especializada, que fica localizado na Avenida das Itaúbas, 2715, próximo ao hospital Regional, com atendimento das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Notícias dos Poderes
Amanhã tem ação de vacinação em Sinop: confira os locais
Serão ofertadas as vacinas de rotina, contra a COVID-19 e da gripe
08 de Dezembro de 2023 as 11h51Sábado tem ação de vacinação em sete pontos da cidade
A meta da SMS é proteger a saúde dos munícipes, e para isso, serão ofertadas as vacinas de rotina, contra a COVID-19 e da gripe
07 de Dezembro de 2023 as 13h22De 14 empresas, apenas 5 apresentaram orçamento para tocar a UPA
Institutos tiveram 48 horas para apresentar proposta para gerenciar 13 unidades de saúde do município
30 de Novembro de 2023 as 18h24Neste sábado tem ação de vacinação: confira os locais
Serão cinco pontos para atender a comunidade
30 de Novembro de 2023 as 13h43Força-tarefa contra o Aedes aegypti no bairro Jardim das Nações
De acordo com os dados epidemiológicos de janeiro a outubro foram 421 casos de dengue confirmados na cidade
27 de Novembro de 2023 as 11h59Profissionais de saúde alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue
Cidade do interior paulista confirma quatro casos da doença
27 de Novembro de 2023 as 09h33Novo instituto é contratado em caráter emergencial para gerenciar a UPA
Empresa de Santa Catarina vai assumir os serviços da rede municipal por 180 dias
22 de Novembro de 2023 as 15h48