Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Julho de 2024

Menu

Sesi na Pista

Saiba como driblar o tempo seco e manter uma rotina de exercícios físicos adequada

Neste período de estiagem é imprescindível adotar um estilo de vida mais saudável para superar o calor e a baixa umidade do ar

Saúde | 04 de Julho de 2024 as 11h 27min
Fonte: Fernanda Nazário – Assessoria Sesi

Fotos: Divulgação

Com a chegada do inverno, os mato-grossenses, especialmente os moradores da capital, sentem na pele o tempo seco e a baixa umidade do ar. Para driblar o cansaço, o calor predominante de quase 40°C e a fumaça, é necessário aliar uma rotina de exercícios físicos com uma alimentação nutritiva e hidratação constante. Com o objetivo de orientar sobre como adotar práticas saudáveis nesse período de estiagem, o Sesi na Pista fornece informações essenciais e dicas valiosas.

A coordenadora de Promoção da Saúde do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Dayane dos Santos, responsável pelo projeto Sesi na Pista, explica que neste tempo seco o recomendado é fazer atividades físicas nos primeiros horários da manhã, antes das 10h, e à noite, depois das 17h, quando o clima está mais ameno.

“Devemos evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, adotar roupas leves nos treinos e beber muita água. O atleta precisa da sudorese para evitar o aumento da temperatura corporal e, nesta época do ano, o suor evapora rapidamente, deixando de realizar seu papel de equilibrar a temperatura corporal, causando assim a desidratação”, explica Dayane.

A desidratação ocorre se a água eliminada pelo organismo através da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas não for reposta adequadamente. Isso pode acontecer quando a ingestão de líquidos é insuficiente. “É imprescindível a ingestão de água. Sem ela, podemos comprometer as funções vitais do corpo, como transporte de nutrientes e controle da temperatura”, pontua a coordenadora.

Ciente da necessidade de manter o corpo em movimento, mesmo em condições climáticas desafiadoras, Tássia Cristina Camargo, 38 anos, se desloca toda terça e quinta-feira do bairro Consil, em Cuiabá, até o Parque das Águas, no Centro Político Administrativo, para se exercitar sem custo algum com a turma do Sesi na Pista. Ela e seus filhos não perdem uma aula.

“Comecei a praticar exercícios físicos neste ano e foi um divisor de águas na minha vida. Melhorou minha saúde física e mental. Fico feliz de ter encontrado esse projeto que me proporciona mais interação com as pessoas em um horário ótimo, mais fresco. Agora, estou sempre atenta aos cuidados que preciso ter comigo. Ando com uma garrafinha de água, uso roupa leve e minhas refeições também mudaram. Como mais frutas no dia a dia”, conta Tássia, animada com o novo estilo de vida.

Quem também conseguiu driblar o cansaço e a baixa umidade do ar foi Juvenil Rodrigues Pereira, 63 anos, do bairro Jardim Vitória. Frequentador assíduo dos treinos, ele tem energia de sobra. “Esse calor e tempo seco não são desculpas para eu fugir do treino. Eu corro todos os dias de manhã e duas vezes na semana estou aqui com meus companheiros para conversar e dançar nas aulas de ritmo. Vejo que a situação da saúde da população está feia. Precisamos praticar mais esporte para melhorar”, incentiva o zelador predial.

Além de praticar esportes, Dayane lembra da importância de consumir alimentos mais úmidos e nutritivos. “Alguns alimentos são ricos em água e podem ajudar na hidratação, como melancia, melão, abacaxi, laranja, manga, morango, chuchu e tomate. É possível diversificar ainda as bebidas, ingerindo mais sucos, chás e vitaminas”, afirma.

 

O projeto

Os treinos do Sesi na Pista ocorrem gratuitamente à toda população em quatro cidades de Mato Grosso, sempre às terças e quintas-feiras, com 1h de atividades, sendo elas: Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Primavera do Leste. Na capital, o encontro é das 18h30 às 19h30, no Parque das Águas, com aulas funcionais, de corrida e de ritmos.

Os rondonopolitanos que desejam iniciar uma vida mais ativa podem participar das atividades das 18h às 19h, na Av. Amazonas, nº 1671, no Centro da cidade. As aulas são funcionais e de corrida.

Já em Sinop, os interessados podem fazer os exercícios funcionais e de corrida das 18h30 às 19h30, no Ginásio José Carlos Pasa, no bairro Jardim Botânico. Enquanto em Primavera do Leste, os dois treinos ocorrem das 18h às 19h, na Lagoa Municipal Vô Pedro Viana.

A iniciativa proporciona os exercícios ideais, rápidos e dinâmicos que trabalham o corpo, desde equilíbrio até resistência muscular, num só treino funcional. Entre os benefícios da aula estão melhoria da flexibilidade, mais equilíbrio, diminuição dos níveis de estresse, ansiedade e dores nas articulações, promoção da memória muscular e baixo impacto.

As atividades ainda fortalecem o sistema cardiovascular, melhoram a qualidade do sono, diminuem o índice de gordura no corpo e no sangue, previnem o sedentarismo e diversas doenças crônicas, como diabetes, obesidade e hipertensão arterial.

Realizado pelo Sesi MT, o Sesi na Pista tem como objetivo promover a integração da comunidade e incentivar um estilo de vida mais saudável com a prática de exercícios físicos. Os participantes são acompanhados por profissionais qualificados da instituição.