Público e privado
SAE capacita profissionais da saúde para diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis
O evento faz parte do cronograma de ações da Secretaria para dar mais agilidade no atendimento e diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis
Saúde | 10 de Março de 2023 as 16h 55min
Fonte: Assecom

O SAE, é um Serviço de Atendimento Especializado voltado à doenças sexualmente transmissíveis. É um dos braços de serviço da Secretaria de Saúde, mas que regula pacientes de todas as instituições de saúde do município, incluindo os pacientes de hospitais particulares que podem buscar, desde acompanhamentos clínicos, psicológicos à medicações.
Para garantir a qualidade, tanto do diagnóstico quanto do atendimento dos pacientes, o SAE realizou, hoje, sexta-feira, 10, mais uma rodade de capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede pública municipal de saúde, hospital público e privados, maternidade e UPA 24h.
O evento faz parte do cronograma de ações da Secretaria para dar mais agilidade no atendimento e diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis e hepatites B e C).
A médica infectologista, Erica Pedraça (uma das palestrantes), explicou sobre os cuidados durante o diagnóstico das hepatites virais. "Os profissionais precisam ter informações de como, fazer diagnóstico, quais pacientes precisam de acompanhamento e sobre as notificações que são obrigatórias”, destacou ao ilustrar que toda a notificação serve para desenvolvimento de campanhas relacionadas ao tema mas, principalmente, o controle de aquisição e distribuição de medicamentos.
“É importante a gente ter profissionais capacitados em todos os serviços de saúde para realizar os testes e fazer um acolhimento adequado” ressaltou a enfermeira do SAE, Lucia Mendes Tomaz.
Já a enfermeira Adriana, que atua na UPA do Menino Jesus, reforçou a importância de participar dessa ação. "Vem para agregar mais conhecimento para nossa área, porque conhecimento sempre é bom para nosso dia a dia, para acolher melhor o paciente”.
A capacitação, que teve início nesta sexta-feira, no auditório do SAE, seguirá amanhã (sábado, 11), com palestras e demonstração da realização do teste rápido.
Notícias dos Poderes
UCT Sinop está com estoque baixo e convoca população para doações de todas as tipagens
17 de Setembro de 2025 as 12h32Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12