Sinop
Remédios do SUS para receitas particulares “não passa”
Projeto de lei que autorizava a distribuição foi reprovado pela Câmara de Sinop
Saúde | 19 de Março de 2019 as 09h 15min
Fonte: Jamerson Miléski

Com 9 votos contra e 5 votos a favor, a Câmara de vereadores de Sinop reprovou o projeto de lei 005/2019. O projeto, de autoria do vereador Luciano Chitolina (PSDB), autorizava os centros de distribuição de medicamentos do município de Sinop a dispensar remédios da lista SUS para pacientes que passaram por consultas com médicos particulares ou via plano de saúde. Reprovado em primeira votação, o projeto vai para o arquivamento.
Segundo o autor, a alteração na lei era uma forma de “aliviar” o peso financeiro de quem já precisou pagar pela consulta, permitindo que, pelo menos, tenha acesso aos medicamentos do SUS – uma vez que a saúde é um direito universal do brasileiro previsto na constituição. Chitolina frisou em seus discursos que a ideia não é tirar medicamentos de pacientes oriundos do SUS e sim ampliar o benefício para o maior número possível de cidadãos. Como contraponto, Chitolina argumentou que existe sobra de medicamento na rede pública e mostrou casos de Várzea Grande, Cuiabá, Sorriso e de Sinop, no ano de 2011, em que medicamentos acabaram sendo jogados no lixo.
A corrente contrária ao projeto questionou a legalidade da matéria. Para o líder da prefeita na Câmara, Mauro Garcia (MDB), o projeto cria uma nova obrigação ao poder executivo municipal, que é garantir medicamentos para pacientes que não são do SUS. “Ao criar uma despesa para prefeitura que não estava prevista no orçamento fiscal, o vereador está violando a lei”, pontuou.
Para a vereadora Professora Branca (PR), o projeto de Chitolina poderia trazer um segundo revide: a peregrinação por medicamentos. A vereadora pontou que Sinop é uma cidade polo e que com a distribuição de medicamentos do SUS para pacientes com receitas de médicos particulares, muitas pessoas da região acabariam vindo para o município retirar seus medicamentos – o que poderia provocar um esgotamento dos estoques, que é feito pensando no contingente populacional de Sinop. “Estaríamos assumindo a obrigação do Estado e de outros municípios”, pontuou. “A consulta não salva a vida. Quem salva a vida é o remédio”, completou a vereadora.
Também contrário ao projeto, o vereador Lindomar Guida (MDB), disse que poderia ser favorável a matéria se fosse estipulado uma “linha de corte” baseado na renda do cidadão. “Se fosse para aquela pessoa que gastou seus últimos R$ 200,00 na consulta particular porque não aguentou esperar, eu concordaria em dar o medicamento do SUS”, declarou, sugerindo que fosse acrescentado como pré-requisito, na lei, a apresentação do Cadastro Único da Assistência Social – que lista pessoas em situação de vulnerabilidade.
Boa parte dos vereadores contrários a matéria sugeriram que Chitolina retirasse o projeto de pauta – o que não ocorreu. Com os votos contrários de Lindomar, Branca, Mauro, Joaninha, Toni Lennon, Joacir Testa, Maria José, Agnaldo Ross e Hedvaldo Costa, o projeto foi reprovado.
Adnilson Rocha, Ícaro Severo, Dilmair Callegaro e Chitolina, todos do PSDB, além de Leonardo Visera (PP), votaram a favor.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38