Saúde
Remédios devem ficar quase 11% mais caros a partir de abril
O reajuste de 10,8% foi aprovado pela câmara de regulação
Aumento | 30 de Março de 2022 as 16h 12min
Fonte: R7

Após a alta no preço dos combustíveis e dos alimentos, agora os medicamentos, outro item essencial, também vão passar por reajuste significativo, possivelmente a partir de 1º de abril. A alta de quase 11% foi autorizada pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), para acompanhar a inflação, e deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31).
Conforme a lei, a recomposição anual de preços definida pelo governo poderá ser aplicada neste ano em cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista. Isso significa que o reajuste atinge desde medicamentos para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, até remédios de alto custo fornecidos pelo governo.
Segundo o diretor do Comitê Técnico da Asap (Aliança para Saúde Populacional), Leopoldo Veras, a alta esperada é de 10,8%, e deve afetar tanto os medicamentos nacionais como os importados.
"Alguns fatores influenciam esse cálculo, um deles é a produtividade da indústria, outro fator são os ajustes de custos que a indústria tem, e o principal deles é a inflação acumulada. Então, o que a gente espera é que esse reajuste fique entre 10% e 11%", detalha Veras.
Esse percentual é o máximo que pode ser aplicado pelos fabricantes, e o reajuste pode chegar ao consumidor imediatamente. Segundo dados da Asap, os medicamentos estão em 80% dos tratamentos, e uma em cada dez pessoas consomem mais de cinco remédios.
"Gastos com saúde representam algo em torno de 30%, em média, do orçamento familiar, e medicamentos é um dos principais gastos nesse ponto. Isso porque, apesar de o SUS ter a cobertura para medicamentos, essa lista é muito restrita, e boa parte do que é prescrito por médicos não está no Sistema Único de Saúde, o que acaba onerando o orçamento familiar, principalmente nas classes mais baixas", resume.
Notícias dos Poderes
Hospital particular de Sinop lança nova unidade e aposta na expansão do município
O Dois Pinheiros Aeroporto vai oferecer tecnologia, maior capacidade de atendimento, novo centro de oftalmologia e ampliação de serviços materno infantil
07 de Maio de 2022 as 08h29Programa Saúde na Escola segue avançando e já atendeu 23 instituições
06 de Maio de 2022 as 12h02Prefeitura mantém vacinação aos sábados em maio
03 de Maio de 2022 as 18h02Fundo Estadual de Saúde recebe certificado de reconhecimento pela excelência na gestão dos recursos da União
O Fundo Estadual de Saúde é gerido pela Secretaria Estadual de Saúde. O documento é reconhecido pelo Ministério da Economia
29 de Abril de 2022 as 09h35Prefeitura promove dia “D” contra gripe e sarampo no sábado
Para receber a dose a população deverá apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinação
29 de Abril de 2022 as 08h37Hemocentro precisa de doadores de sangue para manter atendimento
Doações podem ser agendadas por telefone ou pela internet
28 de Abril de 2022 as 09h09Hospital Regional de Sinop encerra atividades na ala Covid 19 e presta homenagens
27 de Abril de 2022 as 19h04Pacientes com fibromialgia tem atendimento preferencial em Sinop
Além deles, pacientes durante tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, ou que utilizem bolsa de colostomia possuem também o benefício
14 de Abril de 2022 as 17h20