Covid-19
Relatório do MP aponta número de mortes 26 vezes maior
Órgão compilou todas as mortes registradas por Síndrome Respiratória Aguda em MT
Saúde | 28 de Abril de 2020 as 11h 43min
Fonte: Jamerson Miléski

Um relatório produzido pelo Ministério Público de Mato Grosso traz um dado alarmante em meio à pandemia de Coronavírus. Conforme o levantamento, entre 28 de fevereiro e 27 de abril, 266 pessoas morreram no Estado por “Síndrome Respiratória Aguda” (SRAG) – que é o termo utilizado para enquadrar também óbitos decorrentes do Covid-19.
O dado foi apresentado como um contraponto aos registros oficiais do Estado, que computam 10 mortes por Coronavírus. O compilado agrupa todas as mortes relacionadas a SRAG. São 94 por insuficiência respiratória e 129 por pneumonia.
A pesquisa foi alicerçada na Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). Nesse levantamento foram 223 mortes. O MP também colheu informações junto aos cartórios do Estado, o que elevou o número para 266.
O levantamento, realizado por determinação do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, foi feito pelo Centro de Apoio Operacional. O MP acredita que o atraso nos resultados dos exames e a falta de testes tem feito com que o número de óbitos relacionados ao Covid-19 seja menor do que o real. O procurador-geral disse que as informações relativas à pandemia da Covid-19 no Brasil e em Mato Grosso ainda não estão claras.
Desdobrando o relatório
O levantamento traz dados gerais dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave – o que inclui desde casos agravados pelo tabagismo, outras comorbidades e o próprio Covid-19.
Pelo relatório a situação mais calamitosa é de Coxipó da Ponte, um distrito da cidade de Cuiabá. Conforme os registros cartoriais, foram 120 óbitos por insuficiência respiratória – todos associados a outras comorbidades.
Em Sinop, os dados cartoriais apontam 19 certidões de óbito como causa da morte insuficiência respiratória – nenhuma relacionanda ao Covid-19.
Em Lucas do Rio Verde, são 13 certidões de óbitos com essa causa mortis, sendo uma assinalada como Covid-19. Em Sorriso são 11 certidões de óbito referentes a Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Em 23 cartórios do Estado não houve nenhum registro dessa natureza. Diamantino e Itiquira não responderam a solicitação de informações do MP. Depois do cartório de Coxipó da Ponte, o maior número de registros vem de Rondonópolis, com 24 casos.
Notícias dos Poderes
Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo
Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será no dia 17 no TCE-MT
04 de Setembro de 2025 as 07h39