Saúde
Rede de proteção defende vacina e aposta na sensibilização dos pais
Vacinação de crianças | 09 de Fevereiro de 2022 as 16h 14min
Fonte: Clênia Goreth - Assessoria MPMT

As instituições que integram a Rede de Proteção à Criança e Adolescente no município de Sinop, deliberaram nesta terça-feira (08) que vão atuar conjuntamente para assegurar o cumprimento da Lei e da posição oficial da ciência em relação à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos. A principal estratégia de atuação será a sensibilização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação do público infantil. Foi decidido ainda, que o munícipio disponibilizará postos de vacinação nas escolas para aqueles que desejarem vacinar seus filhos no local.
O titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, ressaltou a importância da iniciativa das instituições que integram a Rede de Proteção em Sinop, esclarecendo que a posição oficial do Ministério Público Brasileiro é pela obrigatoriedade da vacinação de crianças e adolescentes, conforme prevê a Nota Técnica 02/2022 do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
“O Ministério Público não tem um perfil autoritário e impositivo, mas desejamos sim que os pais consigam ter todas as informações necessárias para poder vacinar seus filhos , tendo a certeza que é o melhor caminho”, observou o procurador de Justiça.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, promotor de Justiça Nilton César Padovan, acrescentou que existem várias decisões judiciais e manifestações de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a obrigatoriedade da vacinação e da exigência da carteira de vacinação pelas escolas. “O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma Lei Federal e em seu artigo 14, § 1º, prevê claramente que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, informou.
Ele lembra ainda que, embora existam posições individuais de alguns médicos contra a vacina em crianças, a posição oficial da ciência brasileira é aquela manifestada pelos órgãos que representam os médicos, a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Imunizações, Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira. Todas defendem a vacinação autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Integram a Rede de Proteção à Criança e Adolescente de Sinop, o Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Município, secretarias Municipais de Saúde e de Educação e o Conselho Tutelar.
Notícias dos Poderes
Vacinação aos sábados, confira os locais e programação para julho
30 de Junho de 2022 as 17h57UTIs de MT voltam a lotar e 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina
Dos 101 pacientes que estão internados pela Covid-19, em UTIs de Mato Grosso, 92 não tomaram todas as doses da vacina
28 de Junho de 2022 as 10h33Vacina contra gripe será disponibilizada para público geral a partir de amanhã
24 de Junho de 2022 as 14h24Anvisa determina recolhimento do remédio losartana
Produtos devem ser retirados das farmácias em até 120 dias
23 de Junho de 2022 as 14h21Nova cepa da dengue é identificada em Mato Grosso
Nova linhagem do vírus, a cosmopolita, foi descoberta após uma pesquisa realizada pela Fiocruz
23 de Junho de 2022 as 11h27‘‘Rasgaram minhas partes íntimas’’, diz jovem que acusa suposta violência obstétrica no HRS
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso instaurou sindicância para apurar a denúncia
22 de Junho de 2022 as 10h15