37° CONASEMS
Projetos apresentados durante congresso recebem reconhecimento por estratégias de melhorias na saúde
O evento realizado em Goiânia (GO), entre os dias 16 a 19 de julho, reuniu representantes das secretarias de saúde de todos os municípios do país
Saúde | 20 de Julho de 2023 as 18h 33min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Três projetos foram apresentados durante a 18º Mostra “Aqui tem SUS”, que aconteceu dentro do 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento realizado em Goiânia (GO), entre os dias 16 a 19 de julho, reuniu representantes das secretarias de saúde de todos os municípios do país. Com o tema “O SUS que falta no Brasil”, teve como pauta central a integralidade no SUS, que busca possibilidades e estratégias de fortalecimento.
Sinop apresentou neste congresso três experiências que foram certificadas, por terem sido selecionadas entre os municípios que se destacaram em estratégias de saúde. Um deles o projeto “Sensibilizar - uma estratégia de implantação da PICS”, de autoria de Patrícia Kamitami e Ana Paula Muller. “Me sinto lisonjeada de ter dividido a nossa experiência de implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Foram dias de muito aprendizado, pude participar de mesas de debates com pessoas renomadas, como Eugênio Vilaça, Ricardo Burger Ceccim, Alcindo Ferla e prestigiar a ministra da saúde, Nísia Trindade. Com certeza participar de um evento desse é intensificar o amor pelo SUS, é ouvir pessoas que ajudaram o nascimento do SUS, não tem como não se emocionar. Levo todas essas experiências pra semear no nosso SUS”, enfatizou Kamitami, que é enfermeira e Coordenadora da CIES.
O trabalho “O pré-natal psicológico como instrumento de humanização na gestação de alto risco”, é de autoria de Glaucia Gomes, Maria das Graças, Maria Rubia e Debora Santos. “Saber que a nossa experiência poderá ser multiplicada por muitos municípios que a conheceram, promove um sentimento de partilha e do quanto valeu a pena essa participação. O evento proporcionou experiências fundamentais e resgatou dois temas base para um SUS consolidado, que é a humanização dos serviços e a intersetorialidade. Volto para casa com alegria no coração, com o desejo de melhorar a experiência apresentada, e atender sempre à gestante de alto risco com humanidade, contribuindo desta forma com a valorização da Saúde no município”, enalteceu a psicóloga, Glaucia Gomes por ter participado do congresso.
E o terceiro projeto é de autoria da secretária de saúde, Daniela Galhardo e Coronel Jean Oliveira, que é a “Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”. Um projeto em conjunto com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, onde uma equipe (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) atua dentro da viatura, para realizar procedimentos como, administração de medicamentos, intubação e análise clínica da vítima, aumentando a sobrevida dos pacientes.
Daniela Galhardo, destacou que o Congresso, considerado o maior evento de gestão da saúde pública da América do Sul, oferece oportunidade para que gestores e servidores do SUS, possam trocar experiências e mostrar os trabalhos desenvolvidos em cada cidade. “É uma honra muito grande para Sinop, ter tido três projetos selecionados para a etapa nacional. Isso só mostra nosso potencial e que estamos no caminho certo. É muito importante mostrar nossos trabalhos para os demais municípios do Brasil, poder contribuir e ainda adquirir novos conhecimentos para serem aplicados na nossa saúde. Uma conquista que devemos ao prefeito Roberto Dorner, que investe na saúde, na capacitação e na busca por melhorais”, pontuou Galhardo.
O evento contou com programação extensa de atividades e palestras com autoridades da saúde, como da Ministra da Saúde, Nísia Trindade. E participação de representantes do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems). Ainda na ocasião, foi eleita a nova diretoria do Conasems para mandato de um biênio e escolhida a cidade sede do Congresso de 2024, o qual acontecerá em Porto Alegre.
Notícias dos Poderes
Sábado tem ação de vacinação em sete pontos da cidade
A meta da SMS é proteger a saúde dos munícipes, e para isso, serão ofertadas as vacinas de rotina, contra a COVID-19 e da gripe
07 de Dezembro de 2023 as 13h22De 14 empresas, apenas 5 apresentaram orçamento para tocar a UPA
Institutos tiveram 48 horas para apresentar proposta para gerenciar 13 unidades de saúde do município
30 de Novembro de 2023 as 18h24Neste sábado tem ação de vacinação: confira os locais
Serão cinco pontos para atender a comunidade
30 de Novembro de 2023 as 13h43Força-tarefa contra o Aedes aegypti no bairro Jardim das Nações
De acordo com os dados epidemiológicos de janeiro a outubro foram 421 casos de dengue confirmados na cidade
27 de Novembro de 2023 as 11h59Profissionais de saúde alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue
Cidade do interior paulista confirma quatro casos da doença
27 de Novembro de 2023 as 09h33Novo instituto é contratado em caráter emergencial para gerenciar a UPA
Empresa de Santa Catarina vai assumir os serviços da rede municipal por 180 dias
22 de Novembro de 2023 as 15h48UCT lança campanha de doação de sangue que seguira até o dia 27
21 de Novembro de 2023 as 10h20Relatora vota por manter intervenção na Saúde de Cuiabá
Saúde de Cuiabá está sob intervenção do Estado desde o dia 15 de março deste ano, a pedido do Ministério Público
17 de Novembro de 2023 as 16h35