Saúde Além
Projeto faz levantamento e leva tratamento aos pacientes acamados
O projeto segue modelo do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde
Saúde | 13 de Outubro de 2023 as 14h 34min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

O Projeto “Saúde Além” foi idealizado pelo departamento de Assistência Farmacêutica, com apoio da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e de professores e alunos do curso de enfermagem, integrantes do GEPFEC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Feridas e Curativos) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop. O projeto segue modelo do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde.
O objetivo é caracterizar o perfil clínico epidemiológico da população acamada atendida na Atenção Básica e propor estratégias de melhorias da assistência de saúde, com foco na prevenção e tratamento de lesões de pele na população de acamados do Município. Uma pessoa acamada é uma pessoa que, por algum motivo, seja por doença, acidente, recuperação, entre outros, perdeu a mobilidade ou está com mobilidade reduzida.
O projeto piloto foi na UBS Primaveras, em maio deste ano. A unidade é responsável por atender usuários dos bairros: Primaveras, Residencial Norte e Parque das Araras, que somam uma estimativa de mais de 10,6 mil pessoas, deste total 1,6 mil são idosos, o que representa 12% da população idosa de Sinop. Até o momento 35 acamados estão sendo atendidos, com idades entre 10 a 99 anos.
A diretora da Assistência Farmacêutica, Ana Pala Muller, explica que a ideia surgiu como oportunidade de atender o paciente com demanda de cuidados específicos e promover o levantamento dos custos envolvidos com os insumos, de forma que os recursos disponíveis sejam aproveitados da melhor forma, em benefício ao paciente.
“O atendimento domiciliar é feito por uma equipe multiprofissional, composta por farmacêutico, nutricionista, psicóloga, enfermeiro, médico e assistente social, conforme demanda e dentro do calendário de agenda de visitas da unidade básica. Após as avaliações iniciais, são montadas estratégias de atendimentos em cada segmento profissional, proporcionando ao paciente um acompanhamento específico e com uso dos insumos de maneira mais eficaz. Pacientes que apresentam as lesões de pele, mais conhecidas como lesões por pressão, são acompanhadas paralelamente pelo projeto de feridas e curativos, que fazem as orientações aos cuidadores e avaliam os progressos de cicatrização”, explicou.
O grupo de pesquisa GEPFEC é coordenado pelas professoras Patrícia Reis e Jeane Anchal, que dão suporte técnico e científico, para o levantamento de pacientes acamados e capacitando os profissionais da UBS para dar continuidade no tratamento. “Com o estudo piloto foi possível levantar a demanda das necessidades dos acamados dessa área. E os resultados possibilitam para a equipe a elaboração do plano terapêutico singular, que é um plano de atendimento em conjunto com toda a equipe da unidade, tornando assim assistência de saúde para esse paciente, para a família e os cuidadores uma forma de saúde mais integral e humanizada. O projeto já trouxe resultados positivos, proporcionando um melhor cuidado, efetividade no tratamento e cura de muitos deles”, enfatizou Patrícia Reis.
A coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa e da Rede de Atenção a Doenças Crônicas, Karen Araújo de Souza Queiroz, destaca a importância desta parceria para o município. “O Projeto Saúde Além complementa o que a Atenção Primária à Saúde já vem realizando, que é o cuidado do usuário até mesmo no domicílio. Em Sinop temos muitos pacientes acamados que não conseguem ir até a unidade básica. O Projeto então leva para a casa do paciente vários profissionais além dos que já tem na unidade, proporcionando um tratamento mais integral”, pontuou.
Notícias dos Poderes
Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11