Saúde Além
Projeto faz levantamento e leva tratamento aos pacientes acamados
O projeto segue modelo do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde
Saúde | 13 de Outubro de 2023 as 14h 34min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

O Projeto “Saúde Além” foi idealizado pelo departamento de Assistência Farmacêutica, com apoio da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e de professores e alunos do curso de enfermagem, integrantes do GEPFEC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Feridas e Curativos) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop. O projeto segue modelo do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde.
O objetivo é caracterizar o perfil clínico epidemiológico da população acamada atendida na Atenção Básica e propor estratégias de melhorias da assistência de saúde, com foco na prevenção e tratamento de lesões de pele na população de acamados do Município. Uma pessoa acamada é uma pessoa que, por algum motivo, seja por doença, acidente, recuperação, entre outros, perdeu a mobilidade ou está com mobilidade reduzida.
O projeto piloto foi na UBS Primaveras, em maio deste ano. A unidade é responsável por atender usuários dos bairros: Primaveras, Residencial Norte e Parque das Araras, que somam uma estimativa de mais de 10,6 mil pessoas, deste total 1,6 mil são idosos, o que representa 12% da população idosa de Sinop. Até o momento 35 acamados estão sendo atendidos, com idades entre 10 a 99 anos.
A diretora da Assistência Farmacêutica, Ana Pala Muller, explica que a ideia surgiu como oportunidade de atender o paciente com demanda de cuidados específicos e promover o levantamento dos custos envolvidos com os insumos, de forma que os recursos disponíveis sejam aproveitados da melhor forma, em benefício ao paciente.
“O atendimento domiciliar é feito por uma equipe multiprofissional, composta por farmacêutico, nutricionista, psicóloga, enfermeiro, médico e assistente social, conforme demanda e dentro do calendário de agenda de visitas da unidade básica. Após as avaliações iniciais, são montadas estratégias de atendimentos em cada segmento profissional, proporcionando ao paciente um acompanhamento específico e com uso dos insumos de maneira mais eficaz. Pacientes que apresentam as lesões de pele, mais conhecidas como lesões por pressão, são acompanhadas paralelamente pelo projeto de feridas e curativos, que fazem as orientações aos cuidadores e avaliam os progressos de cicatrização”, explicou.
O grupo de pesquisa GEPFEC é coordenado pelas professoras Patrícia Reis e Jeane Anchal, que dão suporte técnico e científico, para o levantamento de pacientes acamados e capacitando os profissionais da UBS para dar continuidade no tratamento. “Com o estudo piloto foi possível levantar a demanda das necessidades dos acamados dessa área. E os resultados possibilitam para a equipe a elaboração do plano terapêutico singular, que é um plano de atendimento em conjunto com toda a equipe da unidade, tornando assim assistência de saúde para esse paciente, para a família e os cuidadores uma forma de saúde mais integral e humanizada. O projeto já trouxe resultados positivos, proporcionando um melhor cuidado, efetividade no tratamento e cura de muitos deles”, enfatizou Patrícia Reis.
A coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa e da Rede de Atenção a Doenças Crônicas, Karen Araújo de Souza Queiroz, destaca a importância desta parceria para o município. “O Projeto Saúde Além complementa o que a Atenção Primária à Saúde já vem realizando, que é o cuidado do usuário até mesmo no domicílio. Em Sinop temos muitos pacientes acamados que não conseguem ir até a unidade básica. O Projeto então leva para a casa do paciente vários profissionais além dos que já tem na unidade, proporcionando um tratamento mais integral”, pontuou.
Notícias dos Poderes
Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
02 de Julho de 2025 as 16h18Ministério da Saúde altera fluxo de atendimento do CRASM a partir de hoje (01/07/2025), veja como será
01 de Julho de 2025 as 17h14Vacina contra gripe está liberada, a partir de hoje (01), para toda população acima de 6 meses
01 de Julho de 2025 as 09h47Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
30 de Junho de 2025 as 12h48Horário estendido da UCT é sucesso e conquista mais de 40 doações em 5h
Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana
30 de Junho de 2025 as 11h20