Expedição
Projeto da UFMT Sinop leva atendimento médico até população indígena do Xingu
O projeto é realizado anualmente pelo curso de medicina da UFMT de Sinop e parceiros do município.
Saúde | 05 de Outubro de 2023 as 16h 15min
Fonte: Maurício Küster - BW Comunicação

A liga acadêmica de Saúde Indígena da Universidade Federal de Mato Grosso de Sinop realizou a 7° expedição do projeto de extensão UFMT Xingu. Durante a viagem de três dias, a população de etnia Yudjá, da aldeia Tuba Tuba e aldeias vizinhas receberam atendimentos médicos na área de oftalmologia, pediatria, neurologia, clínica médica e consultas em odontopediatria.
Ao todo, cerca de 120 atendimentos médicos e 50 atendimentos odontológicos foram realizados, em crianças e adultos, além de uma pequena cirurgia. Os pacientes que necessitaram de tratamento, estão sendo acompanhados clinicamente por meio da regulação municipal de Sinop, em parceria com a Casa da Saúde Indígena.
O projeto de atendimento médico às populações remotas do Parque Nacional do Xingu acontece desde 2017, mas em 2019 ganhou reforço com a criação da liga, pelo curso de medicina da UFMT, com o apoio do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros e Óticas Carol Sinop.
Conforme o médico oftalmologista e professor, Douglas Yanai, o projeto cumpre com excelência a proposta de extensão da universidade com a sociedade, além de ser uma oportunidade única dos acadêmicos conhecerem culturas e hábitos de vida diferentes.
“É um projeto com uma grande logística, nos deslocamos pela estrada com equipamentos e durante os dias que estamos lá, ficamos na comunidade, convivendo e aprendendo com os habitantes locais. [...] neste momento estão sendo doados 31 óculos, após os exames oftalmológicos que realizamos, mas o número ainda vai aumentar após as cirurgias de catarata que iremos realizar”, destacou Yanai.
Segundo a médica e professora, Anna Letícia Yanai, o projeto também desenvolve a formação humanizada aos acadêmicos, com respeito à diversidade cultural.
“Um dos pilares do projeto é permitir que os alunos de medicina participem dessa experiência única, que traz enriquecimento cultural e humano, permitindo a formação de um médico mais sensível às diferentes necessidades dos pacientes, respeitoso com a diversidade existente em nossa sociedade, e preparado para as mais variadas situações profissionais e de vida. Enfim, é um aprendizado que nenhuma escola médica tradicional trará”, concluiu Anna Letícia.
Para a expedição, a configuração e tamanho da equipe é designada para não causar transtorno na rotina e hábitos dos locais atendidos. Durante a expedição deste ano, estiveram presentes 8 acadêmicos de medicina da UFMT-Sinop, além do médico oftalmologista, Dr. Douglas Yanai; a médica hematopediatra Anna Letícia Yanai, o neurologista, Dr. Fernando Garcia, a odontopediatra, Dra. Gessica Vasconcelos e equipe de apoio liderada por Elias Barbosa.
Notícias dos Poderes
Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11